BOLETIM INFORMATIVO CYGNUS X-3

GEA - GRUPO DE ESTUDOS DE ASTRONOMIA - PLANETÁRIO FLORIANÓPOLIS SC

BOLETIM MENSAL DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA AGOSTO DE 2000 ANO X No 116


EDITORIAL

Frio contínuo, mais do que abaixo da dezena, o termômetro se manteve teimosamente estacionado por semanas intermináveis para os ilhéus, acostumados sim ao frio intenso trazido pelo vento Sul, sempre passageiro, intercalado por amenos dias que desta vez faltaram. Frio contínuo e astronômico, nos pegou despreparados, nos ensinou novas e velhas lições que já haviamos abandonado, mal acostumados, imaginando saborear mais um inverno de tempo bom e céu claro. Não que o céu esteja carrancudo, muito ao contrário, azul como só na ilha, mas frio como aquela vez em Fraiburgo, nos dois graus de um curso que fizemos para a Universidade do Contestado. Sem um observatório, sem estrutura e abrigo, nestas baixas temperaturas que tomaram Santa Catarina em 2000, mirar os telescópios horas a fio se torna extremamente difícil a tal ponto que a velha lição de Fraiburgo nos conduz à nova lição da realidade fria de Floripa.

Lomba Alta, está assim justificada sua mais uma vez adiada realização. O céu limpo deve se manter neste segundo semestre, parece que a mesma Ninã que nos trouxe as lições frias do inverno, nos manterá com pouca chuva para que não esqueçamos de sua aparição meteórica e tenhamos nossa Festa das Estrelas no primeiro calorzinho que nos visitar, quiçá ainda agosto.

AGENDA ASTRONÔMICA AGOSTO 2000

Hora oficial de Brasília

DIA

HORA

EVENTO

03

 

Vênus na máxima latitude Norte

06

22:02

Lua no primeiro quarto ( crescente )

11

19:00

Lua no apogeu ( 405.650km )

12

 

Chuva meteoros Perseídas ( T=90/h )

15

02:13

Lua no plenilúnio ( cheia )

21

22:00

Mercúrio em conjunção superior

22

15:51

Lua no segundo quarto ( minguante )

23

07:00

Júpiter 2o54 ao Sul da Lua

27

11:00

Lua no perigeu ( 361.911km )

29

07:19

Lua no novilúnio ( nova )

30

20:00

Vênus 3o48 ao Norte da Lua

PROGRAMAÇÃO DO GEA - SEGUNDO SEMESTRE

Palestras abertas ao público às sextas-feiras, 20:00h Planetário

AGOSTO

04 - O céu do segundo semestre - GEA

11 - Eclipse solar de 11/08/99 - Frederico de Freitas Tavares

18 - Meteoritos - Alfredo Martins

25 - Meteoritos - Alfredo Martins

SETEMBRO

01 - Projeto SETI - Ricardo Matsura

08 - Estrelas Variáveis, últimas observações - Avelino Alves

15 - Joli e a massa da Terra - Nelson Infanti

18 a 29 - Curso "Estrelas, Galáxias e Cosmologia"

OUTUBRO

06 - Cometas, observação visual - Alexandre Amorim

13 - Tema a definir - Marcos Boheme

20 - Estação espacial internacional - Sérgio Schmiegelow

27 - Estrelas gigantes - Adolfo Stotz Neto

NOVEMBRO

03 - Reservado para o Dpto. De Filosofia - Tema a definir

10 - Os seis números da natureza - Antônio Lucena

24 - Os seis números da natureza - Antônio Lucena

DEZEMBRO

01 - Teoria do Tudo - Antônio Lucena

08 - Eleições da Diretoria e Confraternização de fim de ano

PESCARIA ASTRONÔMICA

Madruga maravilhosa, antecedendo uma aurora de mesma qualificação. O Sol irá tingir o céu com as mais belas cores e as estrelas teimosamente se negarão a retirar-se deste contexto. Numa contagem regressiva de magnitude irão aos poucos se "apagando", imagina o pescador que caminha por trilha, sem preocupar-se com seus pés, olhando fixamente para o céu. São 05,00 h de uma madrugada de sábado, faz frio, mas a imagem que se descortina é de impressionar. O orvalho da relva, denuncia que houve uma limpeza da baixa atmosfera que apresenta-se com transparência de cristal polido. O grupo entra em discussão, não tinha como não se envolver com a beleza do panorama celeste. Orion, Touro, Pleíades, Júpiter, Saturno, Canopus, Sírius, o céu está impressionantemente espetacular. Mesmos aqueles que não tem uma relação mais forte com astronomia ficam entusiasmados. Olha os Três Reis, não é, chama-se Três Marias. A discussão se encalora e é interrompida por um meteoro que risca o céu. Ficamos todos cada vez mais com olhos fixos no céu e nesse momento alguém interroga , isso é uma pescaria de estrelas?

(Florianópolis, madrugada de julho de 2000 )


O Boletins Cygnus x-3 é uma publicação mensal do Grupo de Estudos de Astronomia que tem como editor respossável José Tadeu Pinheiro. Colaboradores: José Geraldo Mattos, Adolfo Stotz Neto, Marcos Boheme, Newton Tesseroli e Avelino Alves. Enderço postal Planetário da UFSC, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC CEP 88.000-000 Endereço eletrônico www.gea.org.br/informativos.html e tadeupinheiro@hotmail.com