2009

O Ano Internacional da Astronomia

O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemorava os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Foi uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Foi dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

Galileo Galilei

A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a campos inteiros da Física e da Matemática. Teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade. Forneceu as ferramentas conceituais para a Astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares. Os observatórios sempre estiveram na fronteira da óptica, da mecânica de precisão, da automação, da detecção e processamento de sinais. Hoje telescópios no solo e no espaço captam informações em todas as faixas do espectro eletromagnético, desde os raios-gama à ondas longas de rádio. Ela teve e tem profundo impacto no conhecimento e é uma das mais refinadas expressões do intelecto humano.             

Logomarca do evento

Há um século atrás, mal tínhamos ideia da existência de nossa própria Galáxia e hoje sabemos que existem centenas de bilhões delas no limite de visibilidade do Universo e revelamos sua desabalada carreira para todas as direções. Conseguimos medir com boa precisão a idade e a composição química do Universo. Descobrimos um verdadeiro “zoológico” de astros, variando entre densidades mais altas que a do núcleo atômico até mais baixas que o vácuo de laboratório e ambientes com temperaturas de bilhões de graus ao zero absoluto. O céu é um imenso e diversificado laboratório de Física. Mostramos que a vida na Terra está intimamente ligada às estrelas, através dos elementos químicos que elas produziram e da energia que fornecem.
 
O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina  entra  nas atividades do  “2009 Ano Internacional da Astronomia” como um membro do nó local do estado  e santa Catarina, que possuía ainda os seguintes participantes no estado: Clube de Astronomia de Brusque CAB, responsável Silvino de Souza – Brusque,  Espaço Astronomia UDESC, responsável  Daniel I. Raimann – Pinhalzinho,  Grupo de Estudo em Astronomia  da Unochapecó, responsável  Antonio Nóbrega – Chapecó,  IMMA – Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e  Arqueoastronomia, responsável Adnir Ramos – Florianópolis, NEOA-JBS, responsável  Marcos Neves – Florianópolis,  Observatório  Astronômico de Brusque, responsável Silvino de Souza – Brusque  Observatório Astronômico  da UFSC, responsável  Antônio N. Kanaan Neto – Florianópolis,  Planetário da UFSC, responsável Edna Maria E. da Silva – Florianópolis,  Serra Catarinense, responsável Alex Fabiano M. da Costa – Lages,  Universo Físico, responsável José Fernando Fragalli – Joinville.
 
A definição das atividades que seriam realizadas pelo Grupo no 2009 Ano Internacional da Astronomia, foram definidas em uma reunião administrativa no dia 15 de janeiro de 2009, na qual nosso gastrônomo Luiz Beltrame Dal Molim preparou uma massa, ao sugo. Naquela oportunidade também foi apresentada a entrevista de Alfredo Martins e Adolfo Stotz Neto, que haviam concedido ao programa “Estúdio 36” da TVCOM-SC, no dia 13 de janeiro daquele mesmo ano falando  sobre Ano Internacional da Astronomia em 2009. Este desafio que se apresentava para o GEA não foi recebido como um desafio muito complexo pois Ele praticamente fechava com os objetivos do Grupo que era de ser um Clube de divulgação científica e sua maneira de atuar coincidia com os objetivos propostos pela coordenação central do “2009 | Ano Internacional da Astronomia”.                  

Alfredo e Adolfo em entrevista na TVCOM-SC

20/01/2009 – Na Rua de Olho Para a Lua – Avenida Beira – Mar Norte                        
A primeira participação do Grupo no Ano Internacional da Astronomia em 2009, foi em uma atividade do “Na Rua de Olho Para Lua” realizada no dia 20 de janeiro de 2009, na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, SC as 17:00h como um evento aberto a população. O dia estava com poucas nuvens, porém o que comprometia era  o forte vento do quadrante Sul que soprava com rajadas muito fortes. Isto comprometeu em parte a fixação das telas de projeção, que seriam utilizadas para apresentação do Datshow. A receptividade do público foi razoável uma vez que e tratava de uma terça-feira e muitos dos ali presentes estavam realizando suas caminhadas e exercícios físicos. Mesmo com todos os problemas que aconteceram relativos ao vento e também com as caixas de som, valeu a pena, pois serviu como laboratório para as outros vários eventos que ainda viriam.            

Veja um filme sobe este evento clicando no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=HtWy2e651cQ             

23/01/2009 – Na Rua de Olho Na Lua – Jurerê Internacional
A segunda  participação do Grupo no 2009 Ano Internacional da Astronomia, aconteceria no dia 23 de janeiro de 2009 como um evento aberto e pode contar com a infra-estrutura da Habitasul Empreendimentos Imobiliários que cedeu ao GEA um quiosque no calçadão do “Open Shoping” na praia de Jurerê Internacional”. O evento estava marcado para as 19:00h e se estendeu até 22:00h, onde foram apresentadas palestras e filmes sobre o 2009 Ano Internacional da Astronomia. O céu limpo e sem vento, também ajudou bastante, auxiliado pela estruturas dos quiosques, que permitiam a fixação de cartazes, os quiosques também inclusive com bancos para platéia que acompanhou o evento com muito conforto.             

Veja um filme sobe este evento clicando no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=22CHqqOmO10

05/03/2009 – Na Rua de Olho Na Lua – Praia da Barra da Lagoa
Após uma primeira tentativa de se realizar um “Na Rua de Olho Na Lua” no dia 24 de janeiro do mesmo ano, quando coincidiu com uma festa popular na Beira da Praia da Barra da Lagoa teve que ser cancelada. Contornado o problema Grupo de Estudos de Astronomia programou, uma atividade aberta para Praia, sendo essa  a sua terceira participação no “2009 Ano Internacional da Astronomia” uma quinta feira as 19:00h.  O dia estava muito quente, com a temperatura próxima aos 37 graus Celsius, ameaçando no início da tarde uma chuva de verão, após uma céu semi nublado e um forte vento Sul a Lua apareceu e foi possível observá-la. Neste evento não foi possível fazer muitas palestras com Datashow, devido a falta de infraestrutura no local, as atividades se resumiram praticamente a observar o a Lua.

Veja um filme sobe este evento no clicando no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=KGdOmIEY-fo
  

09/03/2009 – Palestra Sobre o 2009 Ano Internacional da Astronomia  – Colégio Alfa
Foi realizado a convite da instituição uma palestra referente ao “2009 Ano Internacional da Astronomia” no Colégio Alfa, Rua 7 Setembro, 23, Bairro Kobrasol, São José, Santa Catarina. A palestra que teve início as 11:00h,  foi realizada pelo professor Cleber Chaves que encontrou uma platéia de cerca de 60 alunos, que teve como tema principal, Galileo Galilei, O sistema solar e a importância do “2009 Ano Internacional da Astronomia” para o ensino e o aprendizado da astronomia. Somente o Cleber Chaves compareceu a este evento demais membros do Grupo não estiveram presentes.

17/03/2009 – Palestra Sobre o 2009 Ano Internacional da Astronomia  – Centro Educacional Menino Jesus
A convite da diretoria do Centro Educacional Menino Jesus, o Grupo de estudos de astronomia realizou uma palestra fechada, no auditório colégio sede, Rua Esteves Júnior, 696, Centro, Florianópolis as 20:00hs.  Alfredo Martins e Adolfo Stotz Neto foram os responsáveis pela explanação do assunto, que contou com a presença de cerca 50 pessoas entre elas, professores e orientadores pedagógicos.

19/03/2009 – Palestra Sobre o 2009 Ano Internacional da Astronomia  – Colégio Geração
Mais um convite recebido, mais um convite aceito, desta vez pelo  Colégio Geração, de Florianópolis, na Rua  São João Batista, 60  bairro Agronômica. Em um pequeno anfiteatro,  foi realizada uma palestra fechada só para alunos, falando sobre o “2009 Ano Internacional da Astronomia”. O evento iniciou-se as 16:00h e não houve observação do céu. A palestra ficou a cargo de Adolfo Stotz Neto que foi muito questionado pelos mais de cem  alunos presentes.

03/04/2009 – Na Rua de Olho Na Lua – Colégio Cruz e Souza
No dia 03 de abril de 2009, foi realizado junto ao colégio Cruz e Souza, Rod. SC 401, Km 10 , no bairro Santo Antônio de Lisboa,  Florianópolis, SC ás 20:00h, mais um “Na Rua de Olho Na Lua” aberto à população. A noite apresentava-se com temperatura agradável e o céu estava limpo sem nuvens, o grande problema é que a área destinada a observação apresentava um pouco de residual.  Enquanto um grupo de integrantes do GEA permanecia na rua mostrando o céu para alguns interessados, Adolfo Stotz fazia uma palestra no auditório para cerca de 50 alunos e pessoal da comunidade me geral. Esta atividade teve uma boa resposta na divulgação do “2009 ano Internacional da Astronomia” porém o número de pessoas no pátio de observação ficou a desejar.

29/05/2009 – Na Rua de Olho Na Lua – Escola da Fazenda
A convite da escola o Grupo de Estudos de Astronomia realizou no dia 29 de maio de 2009 um evento aberto a comunidade, “Na rua De Olho Para Lua” . A Escola da fazenda, que localiza-se na Rua Jaborandi, 324, Bairro  Fazenda do Rio Tavares, Florianópolis, Santa Catarina. A palestra teve início as 20:00h e o céu estava perfeito para observações, porém o frio era intenso, mas não prejudicou a as observações. A escola havia feito uma boa divulgação, inclusive com faixas, junto a comunidade e pais de alunos, o que proporcionou uma boa plateia. As palestras foram proferidas por Alfredo Martins e Adolfo Stotz Neto. As observações foram feitas na frente da escola sob um céu transparente, como a lua estava em quarto crescente, foi possível também observar os astros com maior magnitude.

26/06/2009 – I° Na Rua de Olho Na Lua – Colégio Catarinense
No dia 26 de junho de 2009, a convite do Colégio Catarinense, Rua Esteves Júnior, 711 , Bairro Centro, Florianópolis, Santa Catarina,  o primeiro evento naquele colégio, denominado “Na Rua de Olho Na Lua” integrante da agenda nacional de eventos do “2009 Ano Internacional da Astronomia”. A palestra teve início às 20:00h, tendo como palestrantes, Alfredo Martins e Adolfo Stotz Neto. O auditório estava lotado com cerca de 250 alunos com muito ruído vindo da platéia o que dificultou e provocou algumas interferências dos coordenadores da escola pedindo silêncio. As atividades externas que seriam feitas no campo de futebol do Colégio Catarinense foram suspensa em virtude do céu que se encontrava totalmente nublado. Devido este problema atmosférico um novo “Na Rua de Olho Na Lua” seria marcado para o mês de setembro de 2009 como veremos mais a frente.

04/07/2009 – Na Rua de Olho Na Lua –  3ª Terceira Bienal do Livro de Lages
A convite da 3ª Terceira Bienal do Livro da cidade de Lages, Santa Catarina, o Grupo de estudos de Astronomia se dirigiu aquela cidade para realizar o projeto “Na Rua de Olho Na Lua” a partida se de Florianópolis em ônibus fretado para 16 pessoas. Muitos do integrantes aproveitaram para viajar com seus familiares, pois a atividade aconteceu em um sábado. A palestra proferidas por  Adolfo Stotz Neto e Alfredo Martins, antecederam a palestra do astronauta brasileiro Marco Pontes e foram realizadas no Centroserra Convention Center, Rua Luiz Gonzaga Proença, 445 Bairro Universitário, Lages, Santa Catarina,  como parte integrante  da programação da  3ª Terceira Bienal do Livro de cidade. Devido a elevado número de pessoas que estavam na feira cerca de 475 pessoas assistiram a palestra, que foi um grande sucesso. As observações ocorreram próximas do Centroserra com um céu razoável e uma temperatura baixa.

28/08/2009 – Na Rua de Olho Na Lua – Colégio Estadual  Maria José Barbosa Vieira de São José
No dia 28 de agosto de 2009 foi realizado no Colégio Estadual Maria José Barbosa Vieira, mais um evento “Na Rua de olho na Lua”, incluído nas programações do “2009 Ano Internacional da Astronomia” foi realizado pelo GEA. Este colégio estadual público está localizado na Rua Joaquim Vaz, 1314, Bairro Praia Comprida, na cidade de São José, estado de Santa Catarina. A palestra foi ministrada por Adolfo Stotz Neto, teve seu inicio as 20:00h e teve um excelente público devido a boa divulgação feita pelos professores. A observação da Lua foi feita no pátio da escola que reservou um bom espaço para observação do céu. Praticamente quase todos os que assistiram a palestra foram observar a Lua em uma noite de poucas nuvens.

22/09/2009 – Na Rua de Olho Na Lua – Escola de Educação Básica Profª Zulma Becker – Santo Amaro da Imperatriz
O Grupo de Estudos de Astronomia, promoveu o evento “Na Rua, de Olho na Lua” incluindo uma atividade especial com observação da Lua, constelações, planetas e diversos objetos celestes, tanto a olho nu como por meio de diversos instrumentos astronômicos. O evento inclui também palestras sobre o Sistema Solar e Galileu Galilei, proferida por Adolfo Stotz Neto em conjunto com Alfredo Martins. Escola de Educação Básica Profª Zulma Becker, localizada na Rua Intendente Leopoldo Broering, 3267, Santo Amaro da Imperatriz. A palestra foi muito concorrida devido a uma boa divulgação do colégio na comunidade. As observações não puderam acontecer porque o céu apresentou-se muito nublado. Antecederam a palestras atividade culturais tais como,  teatro e apresentação de danças realizadas por alunos e professores da escola.

22/09/2009 – 2º Na Rua de Olho Na Lua – Colégio Catarinense
No dia 22 de setembro de 2009, a convite do Colégio Catarinense, Rua Esteves Júnior, 711 , Bairro Centro, Florianópolis, Santa Catarina,  foi realizado o segundo  evento naquele colégio, denominado “Na Rua de Olho Na Lua” integrante da agenda nacional de eventos do “2009 Ano Internacional da Astronomia”. Em virtude das más  condições ocorridas no primeiro evento em junho, uma nova tentativa foi marcada por intermédio do Membro do Grupo Frederico Taves. A palestra teve início às 20:00h, tendo como palestrantes, Alfredo Martins e Adolfo Stotz Neto. O auditório estava lotado novamente, com cerca de 200 alunos desta vez bem comportada e sem ruído. Após a palestra todos os alunos se dirigiram ao campo de futebol do Colégio onde teve início a observação da Lua e outros objetos celeste. Desta vez o evento foi coroado de êxito devido ao espaço colocado a disposição do Grupo e pela participação de todos os alunos.

04/10/2009 – Na Rua de Olho Na Lua – Planetário da UFSC
No dia 04 de outubro de 2010 uma sexta feira, foi realizado no Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina, uma atividade do “Na Rua de Olho Na Lua” como parte do calendário de atividades do “2009 Ano Internacional da Astronomia”.  A idéia foi colocar uma atividade na grade de programação das palestras abertas ao público, o que deu certo pois a quantidade de pessoas que compareceram ao Anfiteatro Planetário fui muito grande. Outro motivo da grande quantidade de pessoas que compareceram foi também as obras do Anfiteatro que estavam  se encerrando e todos estavam retornando ao antigo lar do Grupo, após dez meses de atividade nas salas de aula do CFH – Centro de Filosofia e Humanas da UFSC. À noite de primavera também estava com um clima agradável e com um céu límpido, favorecendo a observação da Lua. A palestra foi proferida por a Adolfo Stotz Neto enquanto os telescópios eram controlados no lado externo da cúpula por Alfredo Martins, e Cleber Chaves.

17/10/2009 – Palestra Sobre o “2009 Ano Internacional da Astronomia”  – Instituto Estadual de Educação
No dia 17 de outubro de 2009, três integrantes do Grupo de Estudos de Astronomia,  foram até o Instituto Estadual, na Avenida Mauro Ramos, 275, Bairro  Centro, Florianópolis, Santa Catarina, para proferir mais  uma palestra sobre o “2009 Ano Internacional da Astronomia”.  A mesma foi realizada no Anfiteatro da escola, e foi proferida por Adolfo Stotz Neto, que enfocou bastante a importância de Galileu Galilei para a astronomia contemporânea. Adolfo  estava acompanhado de Daniel e Cleber chaves que deram todos os suportes de infra estrutura, inclusive levando o telescópio Meade 10 polegadas para exibição. Mesmo com a uma boa divulgação feita pelos professores, e também levando-se em consideração que escola tem quase cinco mil alunos matriculados,  somente quarenta interessados participaram do evento, um número muito aquém do esperado pelos organizadores.

23/10/2009 – Na Rua De Olho Na Lua  – Escola da Praia
Mais um evento “Na Rua de Olho Na Lua” foi realizado pelo Grupo de estudos de Astronomia relativo ao “2009 ano Internacional Da Astronomia”, desta vez foi na Escola da Praia que tem como endereço a Rua Major Câmara, 122, Praia dos Ingleses, Florianópolis, Santa Catarina. A palestra teve início às 20:00h em um pequeno auditório com cerca de 60 pessoas, ministrada por Alfredo Martins e Adolfo Stotz Neto. Após a palestra todos se dirigiram ao a parte superior da escola onde seria realizada as observações.  O tempo se encontrava muito encoberto e a Lua só pode ser observada em rápidas aberturas entre a densa camada de nuvens. Após as várias tentativas de observação o Grupo se dirigiu ao Restaurante Antonio’s para jantar.

27/10/2009 – Palestra Sobre o “2009 Ano Internacional da Astronomia”  – Colégio Dom Bosco de Rio do Sul
A convite do Colégio Dom Bosco da cidade de  Rio do Sul, o Grupo de estudos de astronomia realizou uma palestra referente ao “2009 Ano Internacional da Astronomia” no dia 27 de outubro de 2009. O colégio Dom Bosco de Rio do Sul  tem como endereço a  Rua S João, 180 Rio do Sul, Bairro Centro,  estado de  Santa Catarina e estava realizando naquele dia a “EXPROINTER.CON” Exposição de Projetos Interdisciplinares de Conhecimento em um estádio coberto que se tornou em um grande ambiente, com muitos visitantes. Como 2009 era o ano internacional da astronomia, muito trabalhos expostos se relacionavam com a astronomia, inclusive, foi reservado um espaço denominado “pergunte ao astrônomo”, onde Adolfo Stotz Neto respondia alguns questionamentos feitos pelos participantes. A palestra foi realizada no próprio ambiente da feira, com centenas de espectadores. Mesmo sendo  um evento diurno, o Grupo levou alguns telescópios que foram colocados fora da feira, e foram apontados para antenas de comunicação, para mostrarem aos observadores o poder de resolução dos mesmo.

27/11/2009 – Palestra Sobre o “2009 Ano Internacional da Astronomia”  – Colégio Aderbal Ramos da Silva
No dia 27 de novembro de 2009, foi realizada pelo Grupo de Estudos de Astronomia, a última atividade relativa ao “2009 Ano Internacional da Astronomia”, com uma palestra sobre o tema realizada no Colégio Aderbal Ramos da Silva, localizado na  Rua coronel  Pedro Demoro, 1998, Bairro Balneário, Florianópolis, Santa Catarina. A palestra teve início as 20:00h e mais uma vez foi proferida em conjunto, Alfredo Martins e Adolfo Stotz Neto falaram sobre o tema. No início da explanação do assunto o número de pessoas era pequeno mas ao final o auditório da instituição estava praticamente lotado sendo considerado um sucesso. Como um dos colaboradores do GEA lecionava nesta instituição, professor Cleber Chaves, um bom trabalho de divulgação pode ser feito gerando um bom resultado.

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br