1985

Os preparativos para ver o Cometa Halley

Inicia-se o calendário escolar na Universidade federal de santa Catarina e o Cometa Halley  só estaria comum a boa visibilidade em março de 1986, porém o Grupo tenta manter alguns encontros regulares, que a princípio não tinha dia fixo. No mês de agosto o astrônomo Nelson Travnick veio na UFSC lançar o “Programa Internacional de Observação do cometa Halley, este realizou uma palestra no auditório da Reitoria da UFSC, com plenária lotada. Era mais uma evidência da comoção que a imprensa e o comércio promovia para coma  a volta do cometa. Incentivados por Arildo João de Souza, Avelino Alcebíades Alves e Nilton de oliveira cunha e pelo embalo da imprensa o número de curiosos que chegam até o planetário matem uma  um frequência razoável, mas sentia-se a necessidade de ter um segundo elemento aglutinador entre estes interessados.

Nelson Travnik criou o PBOCH – Programa Brasileiro de Observação do Cometa Halley

Diante da dificuldade de se manter um frequência media, começou-se a predefinir os temas das palestras seguintes na palestra anterior, da plateia era escolhido o próximo palestrante, assim foi feito do mês de março até o final de setembro de 1986.  Esta solução resolveu em parte o problema mas não se tornou definitiva. Certa vez eu mesmo presenciei um fato constrangedor com um palestrante, Oscar Lobo  que foi um dos pioneiros do grupo, que não possuía formação nas áreas das ciências e exatas e sim em jornalismo, foi contemplado para  proferir uma palestra na semana posterior.  No dia desta apresentação Ele trouxe algumas balinhas, distribuiu aos presentes levantou-se e retirou-se com várias interessados aguardando a sua explanação em perplexidade, pensando de se tratar de algum artifício didático.

Acredito que esta foi à gota de água, para que Grupo de Estudos de Astronomia então tomasse a decisão de elaborar um calendário de palestras fixo e foi o que foi feito a partir de outubro do mesmo ano, quando Avelino Alcebíades Alves ministrou a primeira palestra com o tema “Análise de anotações de desenhos de observação” O dia de sexta-feira também foi escolhido por consenso, uma vez que para os presentes as sextas feiras a noite eram os dias livres para a maioria dos presentes. As palestras foram as seguintes: Mês de outubro, dia 11, análise de anotações de desenhos de observações ministrada por Avelino Alcebíades Alves;  dia 18, análise de anotações de observações fotográficas ministrado por Guilherme Grassmann; dia 25,  estimativa do brilho de um cometa ministrada por Antônio Conedera de Lucena. Já as palestras ministradas em novembro foram: Dia 08 Ótica instrumental: Binóculos, lunetas e telescópios ministrada em conjunto por Avelino Alcebíades Alves e Sérgio Schmiegelow, dia  22 a  Terra e a Lua ministrada em conjunto por Arildo João de Souza  e Teomar; tendo a sua continuação no dia 29, última sexta feira do mês.

Nos dias primeiro e 15 de novembro não houveram palestras uma vez que sexta feira coincidiu com os  feriados de finados e de 15 de novembro, respectivamente. As palestras do mês de dezembro foram: No dia 06, “marte e suas luas”, ministrada em conjunto por Emerildo e Teomar, e no dia 13 “equações planetárias”, proferida por Ilson Wilmar Rodrigues Filho. No segundo semestres do ano de 1985, também começam a ser escritas por Avelino Alves e Arildo João de Souza uma coluna junto ao Jornal “O estado”, a coluna “Vivendo o Halley” Uma vez por semana eram colocadas informações úteis ao leitor orientando-o como melhor observar o cometa com instrumento ou a olho nu. Colunas deste gênero até então, só haviam sido escritas por Antônio Amaro Seixas Neto, astrônomo amador autodidata nativo da Ilha de Santa Catarina.  Estas colunas foram escritas durante o anos de 1985 e 1986.

Coluna “Vivendo o Halley” escrita no Jornal O Estado em 15 de março de 1986

Número médio de participantes da reunião do GEA – Grupo de estudos de Astronomia da UFSC em 1985 era algo entre dez e 15 ouvintes, não ultrapassando muito este tema, mesmo com a agitação do Halley que estava por vir, os que participavam com mais freqüência acabaram se tornando seus sócios fundadores no ano de 1986 e eram os seguintes: Avelino Alcebíades Alves Nilton de Oliveira Cunha; Antônio Conedera de Lucena; Arildo João de Souza; Adolfo Stotz Neto; Ilson Wilmar Rodrigues Filho; Oscar Lobo;  Newton Tesserolli; José Alberto Pinho; Luis Cláudio Garcia Fernandes; Sérgio Schmiegelow;  Claudemir Marcos Rodetski;  Edison Luiz Otto;  Tânia Maria de Souza; Milton Felício Nolli;  Celso Pereira; José Geraldo Mattos; José Eric Narcizi; Nelso Antônio Losi. O ano de 1985 termina aguardando-se a vinda do cometa Halley sobre forte expectativa e o Grupo sem ter sido organizado como associação, até aquele momento eram somente um grupo de interessados com um objetivo comum ver o cometa e discutir astronomia nas horas vagas.
             

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br