CONHEÇA O GEA

ASSOCIAÇÃO CULTURAL, CIENTÍFICA E EDUCACIONAL

Fundada em 2 de dezembro de 1985 , declarada de utilidade pública pela lei 8856 de 8/12/96, mantém convênio com o Centro de Filosofia e ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Geociências, para o ensino e extensão da astronomia prática e teórica.

PRIMEIRA DIRETORIA

DIRETORIA ATUAL

presidente: Nílton de Oliveira Cunha

vice-presidente: Avelino Alcebíades Alves

secretário: Arildo Souza

tesoureiro: Adolfo Stotz Neto

diretor programação: Antônio Conedera de Lucena

presidente: Adolfo Stotz Neto

vice-presidente: Alfredo Martins

secretário: José Geraldo Mattos

tesoureiro: Marcos Boehme

diretor programação: Antônio Conedera de Lucena

ATIVIDADES

As palestras e Reuniões se realizam às sextas-feiras, 20:00 horas no Planetário da UFSC, abertas ao público com temas diversos, relacionados à astronomia e ciências afins ( realizadas 450 palestras desde Dezembro de 1985 ).

Os cursos são oferecidos à comunidade, em maio e setembro, o primeiro versa sobre introdução à astronomia e o segundo vai até cosmologia. Compõe o curso: aulas expositivas, sessões de planetário e observação em telescópio. (realizados 25 cursos desde 1986) Informações: (048) 331 9241 (Planetário).

Palestras públicas em associações e entidades de ensino. Mini cursos em encontros educacionais e científicos ( Semana da Geografia, Encontro de professôres de Física das ETFS, Faculdade de Criciúma, Sociedade Chapecó, Prefeitura de Antônio Carlos e Alfredo Wagner, Centro Integrado de Cultura de Florianópolis).

Astronomia popular com realização anual da Festa das Estrelas no município de Alfredo Wagner, observação de efemérides notáveis ( eclipses, cometas, etc...) em locais públicos acessando os equipamentos à comunidade. ( realizadas duas festas desde 1995).

Acompanhamento e registro com fotos astronômicas desde 1985 (cometa Halley), participação na Comissão Catarinense do Eclipse 94, coordenação da equipe GEA-UFSC de observação do eclipse. Eclipses do Sol e da Lua desde 1991, SL9 em Júpiter, cometas Hyakutake e Hale-Bopp, conjunções e ocultações de astros.

Observação sistemática da atividade solar e de estrelas variáveis. Colaboração com a AAVSO através das observações do sócio fundador Avelino A. Alves.

Publicação do Boletim mensal informativo Cygnus X3 de distribuição gratuita e duas apostilas de Astronomia. Matérias em jornais, divulgação junto à mídia, Internet.

Produção do vídeo educacional Eclipse 94 em parceria com o projeto Larus da UFSC.

Copyright © José Geraldo Mattos. Todos os direitos reservados.