Eventos Astronômicos

ECLIPSE SOLAR PARCIAL | 21 DE JUNHO DE 2001

Florianópolis / SC

Fotos: Sérgio Schmiegelow

FOTOS DO ECLIPSE TOTAL DO SOL | 11 DE AGOSTO DE 1999

França

Estas fotos foram obtidas na cidade de Fécamp, na alta Normandia, por David Vergmes, Nuno, e Frederico de Freitas Taves, durante o eclipse total do sol de 11 de agosto de 1999. Frederico de Freitas Taves, é membro do GEA – Grupo de Estudos de Astronomia e estudante de graduação em engenharia na UFSC. Em agosto de 1999, Frederico estava fazendo uma viagem de estudos na França com alguns amigos. Com equipamento amador e bastante persistência conseguiram obter excelentes fotos.

Fotos: Frederico de Freitas Taves / David Vergmes

Fotos: José Geraldo Mattos

FOTOS DA CONJUNÇÃO MARTE, JÚPITER E VÊNUS | 18 DE NOVEMBRO DE 1995

Estas fotos foram obtidas na cidade de Florianópolis, na praia da Daniela, por José Geraldo Mattos . Este sítio astronômico, junto com a praia do Forte, mais ao Norte, tem se mostrado de boa qualidade, para obtenção de fotos de efemérides astronômicas, que se realizam no horizonte Oeste e Norte. Isto devesse a pouca luminosidade e o baixo horizonte, menor de que 3 graus.

Fotos: José Geraldo Mattos

FOTOS DO ECLIPSE TOTAL DO SOL | 04 DE NOVEMBRO DE 1994

Lages / SC

Estas fotos foram obtidas por José Geraldo Mattos na cidade de Lages, estado de Santa Catarina. No dia 03 de novembro de 1994, quarenta astrônomos amadores partiram do campus da UFSC, em busca da faixa de totalidade do eclipse do dia 04. Após uma excelente noite de observações no dia anterior, durante a madrugada do dia 04 o céu nublou, permanecendo assim até 15 minutos antes da parcialidade. Após abrir por completo, proporcionou excelentes fotos.

Fotos: José Geraldo Mattos

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br