Nelson Travnik

NELSON TRAVNIK – PRÓLOGO

Fonte: Alfredo Martins

O astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik com toda certeza merece seu lugar de destaque no panteão dos grandes mestres da astronomia brasileira. Apaixonado pelas ciências do céu desde sua juventude, foi fundador e diretor de importantes observatórios astronômicos, escreveu artigos e livros de relevância para a astronomia nacional, realizou cursos e palestras, assíduo nos eventos de sua profissão, divulgador da astronomia e, teve ainda, grande reconhecimento de seus pares no Brasil e no exterior. Como exemplo de sua relevância, registre-se que ele foi colaborador da NASA-JPL nas demandas do Projeto Apollo para a conquista da Lua. Especialista no estudo de cometas, publicou o livro “Os Cometas – Tudo sobre o Halley”, Editora Papirus,1985, sendo este um guia primoroso para a compreensão e êxito na observação do famoso Cometa 1P/Halley em seu último periélio.

Seguem algumas publicações na Internet sobre sua biografia e seu recente passamento em 07/09/2023, aos 87 anos, onde notamos com clareza a grande consternação pública por esta perda irreparável da astronomia brasileira.

Fonte: http://astronomia.blog.br/about-2/sobre-os-autores/nelson-travnik/

Natural de Petrópolis, RJ e residindo em Campinas, SP desde 1976, Nelson Alberto Soares Travnik atua na área da Astronomia desde 1954 quando então com mais dois amigos fundou o Observatório Astronômico Flammarion (1954-1976) na cidade mineira de Matias Barbosa. Em 1976 transferiu-se para Campinas, SP à convite do renomado astrônomo Jean Nicolini (1921-1991) para integrar a equipe do recém inaugurado Observatório Municipal de Campinas, o primeiro no gênero a ser construído no Brasil. Em 1985 participou da fundação do Observatório Municipal de Americana e em 1992 do Observatório Astronômico de Piracicaba, ambos do Estado de São Paulo. Em 1996 aposentou-se do Observatório Municipal de Campinas passando então a atuar somente nos observatórios de Americana e Piracicaba. Seu extenso currículo inclui entre outros o de observador credenciado da NASA-JPL durante as missões Apollo (1968-1972). Escreveu o livro “Os Cometas”, Editora Papirus,Campinas,1985. Instituiu em 1985 o Programa Brasileiro de Observadores do Cometa Halley. Foi agraciado com título de cidadania pelas prefeituras de Matias Barbosa, Americana e Campinas além do título de louvor e mérito científico pelas cidades do Rio de Janeiro , Itapira , Piracicaba e Campinas este último ao lado do físico mundialmente conhecido César Lattes. Ministrou cursos em algumas universidades e atualmente dedica-se a realização de cursos de capacitação para professores visando estender o assunto a um maior número possível de estudantes. No ENAST celebrado em Londrina, PR em novembro de 2009, foi agraciado com o prêmio “Jean Nicolini” por seu trabalho científico “Contribuição dos Astrônomos Brasileiros no Projeto Apollo – NASA – JPL” Seu nome consta do “Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica”, de Ronaldo R.F.Mourão, Editora Nova Fronteira,2ª edição, 1996. No dia 8 de abril de 2011 a Fundação Douglas Adriani de Campinas inaugurou o seu Observatório Astronômico Nelson Travnik, homenageando assim o astrônomo que tem prestado relevantes serviços ao País.

Dados Pessoais
Nome completo: Nelson Alberto Soares Travnik
Nascimento: 29, setembro, 1935
Naturalidade : Petrópolis, RJ
CAMPINAS – SP – 13033-670
E-mail : nelson-travnik@hotmail.com

Fonte: https://diariocampineiro.com.br/

Muita tristeza! O grande amigo Mestre Nelson Alberto Travnik partiu para as estrelas!
Homem honrado, pai de família exemplar, patriota e pioneiro na astronomia brasileira! Com sua linda e histórica carreira foi um astrônomo muito experiente e professor, que levou a ciência para jovens estudantes, desenvolveu muitas pesquisas, ministrou muitas palestras e escreveu vários artigos importantes.

Grande amigo e exemplo. Um lindo ser humano. Expoente da astronomia brasileira! De descendência austríaca e grande admirador de Nicolas Camille Flammarion, foi membro titular da Sociedade Astronômica da França. Não será esquecido!

A Diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira, em nome de seus associados, lamenta o falecimento do astrônomo Nélson Alberto Soares Travnik, ocorrido hoje pela manhã, no Estado de São Paulo.

Nélson nasceu em Petrópolis, em 29 de setembro de 1935. Ele tinha uma longa e produtiva atuação na divulgação da astronomia, bem como na colaboração com grupos profissionais. Ainda jovem, fundou com outros dois amigos o Observatório Flammarion em Matias Barbosa (MG). Na década de 1960, colaborou com a missão Lunar International Observers Network, da NASA, que serviu para apoiar o programa Apollo. Posteriormente, especializou-se em fotografia de cometas, sendo o primeiro brasileiro a fotografar alguns deles na década de 1970. Foi Diretor do Observatório do Capricórnio, em Campinas, entre 1982 e 1987. Participou da implantação do Observatório de Americana, em 1985, e foi consultor técnico para a implantação de diversos outros observatórios municipais no interior de São Paulo. Ainda em 1985, escreveu o livro “Os Cometas”, para celebrar o retorno do cometa Halley no ano seguinte. Nos últimos anos, Travnik atuava em Piracicaba, dando suporte ao observatório desta cidade, bem como escrevendo artigos de divulgação e correspondendo-se com outros astrônomos amadores do Brasil.
 
Foram muitas as pessoas que tiveram Nélson como exemplo de inspiração nessas décadas de dedicação à Ciência. Aos seus amigos, colegas e familiares, enviamos nossas condolências.
 
Morreu, na manhã desta quinta-feira (7), aos 87 anos, o astrônomo brasileiro Nelson Travnik. Ele estava internado no Hospital Centro Médico, em Campinas (SP), cidade em que morava.
 
Fundador dos observatórios de Matias Barbosa (MG), Americana (SP) e Piracicaba (SP), Travnik foi um personagem importante no primeiro pouso do homem na Lua.
 
O astrônomo, que na época atuava no Observatório Astronômico Flammarion em Matias Barbosa (MG), fez parte de um seleto grupo de brasileiros que integravam o Programa Lion.
 
Nelson foi credenciado pela NASA em 1969 e fez parte do Programa Lion, que observava fenômenos lunares que pudessem afetar a missão de Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Ele também participou da fundação de observatórios em Minas Gerais e São Paulo.

Fonte: https://noticiafm.com.br/jornaldanoticiafm/

Morreu, na manhã desta quinta-feira (07/09/2023), aos 87 anos, o astrônomo brasileiro Nelson Travnik. Ele estava internado no Hospital Centro Médico, em Campinas (SP), cidade em que morava.

Fundador dos observatórios de Matias Barbosa (MG), Americana (SP) e Piracicaba (SP), Travnik foi um personagem importante no primeiro pouso do homem na Lua.

O astrônomo, que na época atuava no Observatório Astronômico Flammarion em Matias Barbosa (MG), fez parte de um seleto grupo de brasileiros que integravam o Programa Lion.

A iniciativa, braço da Missão Apollo-11, era destinada a monitorar e observar a superfície lunar após relatos de fenômenos estranhos que poderiam atrapalhar o pouso de Neil Armstrong.

Em 1985 participou da fundação do Observatório Municipal de Americana e, em 1992, fundou o Observatório Astronômico de Piracicaba. Quatro anos depois se aposentou da unidade campineira e passou a atuar em Americana e Piracicaba. Lançou livros e se tornou referência no país.

A cerimônia de despedida de Nelson Travnik está marcada para acontecer nesta sexta-feira (8), das 13h às 16h, no Memorial Bom Pastor, em Campinas.

Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias

MORRE NELSON TRAVNIK, FUNDADOR DO EXTINTO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DE PIRACICABA

Ele estava internado em um hospital de Campinas, cidade onde morava

Por André Thieful | 07/09/2023

O astrônomo Nelson Travnik, fundador do extinto observatório astronômico de Piracicaba, morreu, aos 87 anos, em Campinas, na manhã desta quinta-feira (07). Ele estava internado no Hospital Centro Médico. Travnik também fundou os observatórios de Americana e Matias Barbosa (MG). Nelson Travnik nasceu em Petrópolis (RJ), mas, desde 1996, morava em Campinas.

Em sua carreira, integrou um grupo de observadores astronômicos contratado pela Nasa (Agência Aeroespacial Americana) para a missão Apollo 11. O objetivo do grupo era monitorar a trajetória e superfície lunar para que nada atrapalhasse o primeiro pouso na Lua.

Fonte: https://portalatualidade.com.br/noticia/

ASTRÔNOMO NELSON TRAVNIK MORRE AOS 87 ANOS

Antonio Scarpinetti/Unicamp | 08/09/2023 às 08h48min


Morreu nesta quinta-feira (7), aos 87 anos, o astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik. Credenciado pela NASA em 1969, Travnik trabalhou nas missões da Apollo-11, responsável pelo primeiro pouso do homem a Lua. Ele vivia em Campinas desde 1996 e estava internado em um hospital particular da cidade. 

A Prefeitura de Americana declarou, nesta quinta-feira (7), luto oficial no município, por três dias, pelo falecimento de Travnik, que também era cidadão americanense e um dos fundadores do OMA – Observatório Municipal de Americana. O Decreto Municipal será publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (8). 

No documento, é ressaltado que Travnik realizou serviços de pesquisa e trabalhos na área de astronomia, no Brasil e no exterior. Também é mencionado que o astrônomo fez trabalhos de divulgação da ciência, tendo publicado artigos e livros, bem como ministrado cursos e palestras.

O velório será realizado nesta sexta-feira, das 13h às 16h, no Memorial Bom Pastor (Rua Sylvia da Silva Braga, s/nº – Campos dos Amarais, Campinas). O cerimonial on-line poderá ser acompanhado pelo site: www.memorialbompastor.com.br.

BIOGRAFIA

Nascido em 29 de setembro de 1935, na cidade de Petrópolis (RJ), Nelson Alberto Soares Travnik era filho de Albert Josef Travnik e Dinora Soares Travnik.

Além de ser um dos fundadores do Observatório Municipal de Americana, em 1985, foi diretor do Observatório Astronômico de Piracicaba; diretor – fundador do Observatório Astronômico Flammarion de Matias Barbosa; observador credenciado da NASA – JPL / EUA, Projeto Apollo, de 1968 a 1972; diretor do Observatório Municipal de Campinas, de 1982 a 1994; diretor científico do Planetário e Observatório Astronômico de Presidente Prudente, de 2002 a 2004; entre outros importantes trabalhos na área da Astronomia.

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br