Grupo de Estudos de Astronomia – GEA

Latitude: S 27º 36′ 12.08″
Longitude: W 48º 31′ 21.64″
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

O Grupo de Estudos de Astronomia é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis SC, fundado em 2 de dezembro de 1985, com estatuto aprovado em assembleia geral realizada no dia 02 de dezembro de 1986, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal Nº 3874/92 e Lei Estadual Nº 16.733/2015, com CNPJ 79.831.673/0001-43.

Mantém cooperação técnica com o CFH / Departamento de Geociências / Planetário da UFSC, onde desenvolve suas atividades; este acordo foi firmado entre as partes em 06 de junho de 1992, para divulgação, ensino e extensão da astronomia prática e teórica.

ATIVIDADES

1- Palestras que se realizam às 20:00 h das sextas-feiras no Planetário da UFSC e eventualmente em sala de aula do CFH, vinculadas ao calendário da graduação UFSC, abertas ao público em geral, com temas diversos relacionados à astronomia e ciências afins.

2- Cursos oferecidos à comunidade, em maio e setembro. O primeiro versa sobre Introdução à Astronomia & Leitura do Céu e o segundo abrangendo Astrofísica & Cosmologia. Compõe os cursos: aulas expositivas, sessões de planetário e observações em telescópio do Sol, Lua, Planetas, Constelações e objetos do céu profundo, tipo Galáxias, Nebulosas, Aglomerados Estelares etc.

3- Palestras públicas em associações e entidades de ensino;

4- Minicursos em encontros educacionais e científicos, a exemplo Semana da Geografia.

5- Astronomia popular com realização anual da Festa das Estrelas, observação de efemérides notáveis – Eclipses, Cometas etc., em locais públicos disponibilizando equipamentos à comunidade.

6- Acompanhamento e registro de efemérides com fotos astronômicas desde a visualização do Cometa Halley 1985.

7- Participação na Comissão Catarinense do Eclipse Solar Total de 03 de novembro de 1994, com coordenação da equipe GEA-UFSC para observação deste eclipse. Eclipses do Sol e da Lua desde 1991, SL9 em Júpiter, Cometas Hyakutake, McNaught, Hale-Bopp, Conjunções, Trânsitos e Ocultações de astros.

8- Observação do histórico, por ser muito raro, do Trânsito de Vênus em 08 de junho de 2004.

9- Observação sistemática da atividade solar e de estrelas variáveis. Colaboração com a AAVSO através das observações do associado fundador Avelino Alcebíades Alves.

10- Publicação do Boletim periódico informativo Cygnus X-3 e duas apostilas de Astronomia; Matérias em jornais, TV, divulgação junto às mídias e Internet; Produção do vídeo educacional Eclipse Solar Total de 1994 em parceria com o projeto Larus da UFSC.

PRIMEIRA DIRETORIA DO GEA

PRESIDENTE:
Nilton de Oliveira Cunha

VICE-PRESIDENTE:
Avelino Alcebíades Alves

SECRETÁRIO:
Arildo Souza

TESOUREIRO:
Adolfo Stotz Neto

DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO:
Antônio Conedera de Lucena

DIRETORIA ATUAL DO GEA

18ª DIRETORIA DO GEA
BIÊNIO 02/12/2021 À 02/12/2023

PRESIDENTE:
Adolfo Stotz Neto

VICE-PRESIDENTE:
Frederico de Freitas Taves

SECRETÁRIA:
Tânia Maris Pires Silva

COORDENADOR DE PUBLICAÇÃO:
José Tadeu Pinheiro

COORDENADORA DE PROGRAMAÇÃO:
Angela Tresinari Bernardes

COORDENADOR DE OBSERVAÇÃO:
Daniel Bráulio Cordeiro

COORDENADOR DE ASTROFOTOGRAFIA:
Márcia Philippe

COORDENADOR DE INFORMÁTICA:
Júlio César Fernandes

COORDENADOR DE MEMÓRIA:
Marcos Boheme

CONSELHO CONSULTIVO

Antônio Conedera de Lucena
Edna Maria Esteves da Silva
Jacqueline Silva
Neli Edit Seib
Laércio Esô

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br