Edmond Halley

EDMOND HALLEY – PRÓLOGO

Fonte: Alfredo Martins

Desfazer erro conceitual milenar da astronomia é uma quebra de paradigma para sempre ser lembrada. Com a colaboração de Isaac Newton, outro gênio das ciências, E. Halley demostrou que muitos dos cometas eram corpos celestes de comportamento orbital semelhante aos planetas pois estariam ligados gravitacionalmente ao Sol em órbitas elípticas. Este fato determinaria suas periodicidades e, portanto, a previsibilidade de seus retornos ao periélio, desmitificando a propalada natureza de astros imprevisíveis e agourentos, associados à guerras, incêndios, terremotos e doenças etc.

Astrônomo ativo, competente e cuidadoso, observou e determinou a órbita retrógrada de um cometa em 1682. Usando a Teoria da Gravitação de Newton, as leis do movimento planetário de Johannes Kepler e ferramentas matemáticas de cálculo integral, determinou que o cometa visto em 1.531, 1.607 e 1.682 foram na verdade o mesmo objeto, com um período orbital de cerca de 76 anos.

Ele corretamente previu que este cometa voltaria em 1.758. Halley faleceu em 1742, 17 anos antes desta data. Entretanto, antes do retorno deste cometa, os astrônomos Alexis Clairaut, Joseph Lalande e a matemática francesa Nicole-Reine Lepaute refinaram os dados orbitais do cometa com determinação de seu retorno para início de 1.759, fato que com grande júbilo realmente aconteceu.

Para honrar a previsão de Halley, astrônomos – principalmente Nicolas-Louis de Lacaille – nomearam este cometa com o seu nome, e hoje é oficialmente conhecido como 1P/Halley, sendo a notação 1P denotando que ele é o primeiro cometa periódico descoberto.

E. Halley teve mais participações importantíssimas na História da Ciência: ele estimulou e financiou a publicação do livro de I. Newton – “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”,1687 – iniciando a aplicação da mecânica clássica e colocando o mundo na Idade Moderna com a Revolução Industrial.

Também dedicou boa parte de sua vida à realização de observações astronômicas. Em uma viagem à ilha de Santa Helena, Halley mapeou o Hemisfério Sul Celeste com 341 estrelas e descobriu o belíssimo Aglomerado Omega Centauri (1677).

Trabalhou para a Royal Society como editor do jornal “Philosophical Transactions” de 1685 a 1693. Tornou-se Astronomer Royal em 1720. Publicou o primeiro mapa mundi meteorológico. Desenvolveu também um método para determinar as longitudes no mar através de observações lunares.

Completando sua genialidade, Halley realizou estudos no campo da arqueologia, geofísica, geometria, navegação, oceanografia, meteorologia, demografia, história da astronomia e matemática.

Em tempo, registre-se a relevância deste Cometa para a divulgação pública da astronomia: nos anos 70”, houveram grandes eventos da astronáutica desde as missões da NASA para exploração dos planetas do Sistema Solar; sendo as sondas Viking e Voyager icônicas; também em 1980 tivemos o lançamento da Séria Televisiva COSMOS, do excelente multiprofissional Carl Sagan; com a chegada do Cometa Halley em seu último periélio no ano de 1986, uma imensa excitação científica planetária desencadeou o interesse por astronomia com consequente criação de incontáveis associações de astrônomos amadores, entre elas o GEA – Grupo de Estudos de Astronomia, associado ao Planetário UFSC, que encontra-se permanentemente ativo até hoje, propiciando palestras, cursos e observações astronômicas para um público acadêmico e comunitário sempre interessado nesta ciência apaixonante.

Adendo 1: Anatomia de um Cometa
# Núcleo – Rocha silicosa e carbonácea + gases congelados.
# Coma – Sublimação dos gases e fragmentos de rocha.
# Cauda de íons – elementos químicos e moléculas ionizados:
H, Na, CH4, C2H6O, N2, H2O, CO2, NH3, CN…
# Cauda de Poeira – Partículas de rocha e Gases.

Adendo 2: Cometa 1P/Halley
Descoberto por: Edmond Halley
Outros nomes: Cometa Halley, 1P
Informações orbitais:
Excentricidade (e): 0,967
Semieixo maior (a):17,8 UA
Periélio (q): 0,586 UA (entre Mercúrio e Vênus)
Afélio (Q): 35,1 UA (além de Netuno ~ 30 UA)
Período orbital (P): 75,3 anos ( 74 ~ 79 anos )
Inclinação (i) : 162° (18°)
Último periélio: 9 de fevereiro de 1986 (37a)
Próximo periélio: 28 de julho de 2061
Dimensões: 15×8 km
Massa: 500 Trilhões de Toneladas

EDMOND HALLEY – BIOGRAFIA

Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre

Edmond Halley (Haggerston, 8 de novembro de 1656 — Greenwich,  14 de janeiro de  1742). Foi um astrônomo e matemático britânico, célebre por ser o observador da órbita e decifrar o período orbital do Cometa Halley, em 1696. Foi amigo de Isaac Newton, e ajudou-o a publicar suas três leis da mecânica.

FunçãoAstrônomo Real Britânico (1720 – 1742)
Biografia
Nascimento8 de novembro de 1656
Haggerston, Shoreditch, Londres, Inglaterra
Morte14 de janeiro de 1742 (85 anos)
Greenwich, Londres, 14 de janeiro
Nome no idioma nativoEdmond Halley
Conhecido porCometa de Halley
Astrônomo Real Britânico
CidadaniaBritânico
Local de trabalhoSanta Helena (a partir de 1676)
Alma materSt Paul’s School 
The Queen’s College 
Universidade de Oxford
AtividadesMatemático
Geofísico
Astrónomo
Meteorologista
Cartógrafo
Filósofo
Demógrafo
Físico
Professor universitário
Climatologista
CônjugeMary Tooke
Outras informações
EmpregadorObservatório Real de Greenwich
Áreas de trabalhoGeofísica
Meteorologia
Demografia
Matemática
Física
Astronomia
ReligiãoDeísmo
Membro deRoyal Society (1678)
EstudantesJohn Flamsteed
Robert Hooke

REALIZAÇÕES

Edmond Halley foi o primeiro astrônomo a teorizar que os cometas seriam objetos periódicos e previu que no ano de 1758 um cometa cruzaria o Sistema Solar. Devido a essa previsão, em sua homenagem, o cometa passou a ser chamado cometa Halley. Aplicou o método de Newton para calcular órbitas de cometas em 24 astros deste tipo e descobriu que aqueles observados em 1531, 1607 e 1682 tinham órbitas muito similares. Concluiu então que esse e outros cometas não eram objetos novos e sim objetos redescobertos que apenas retornavam às regiões interiores do Sistema Solar.

Halley publicou os resultados de suas observações em 1705, na obra A Synopsis of the Astronomy of Planets (Uma Sinopse da Astronomia dos Planetas). Os estudos sobre os cometas, porém, ocuparam apenas uma pequena parte da sua vida científica. Além de ser Astrônomo Real Britânico e professor da Cátedra Savilian de geometria na Universidade de Oxford, Halley produziu em 1678 um mapa do céu meridional. Mostrou em 1716 como a distância entre a Terra e o Sol poderia ser calculada a partir dos trânsitos (passagens por uma linha de referência) de Mercúrio e Vênus, e descobriu o movimento próprio das estrelas em 1718.

A APOSTA

Uma das maiores contribuições de Halley para o conhecimento humano talvez tenha sido a de ter tomado parte numa aposta com dois outros grandes cientistas do seu tempo: Robert Hooke e Christopher Wren. Numa noite de 1683, os três estavam a jantar juntos em Londres, e a certa altura a conversa recaiu sobre o movimento dos corpos celestiais. Sabia-se até o momento que as órbitas dos planetas eram elípticas, mas não se sabia o porquê. Wren propôs um generoso prémio de 40 xelins (equivalente a duas semanas de ordenado) ao primeiro que encontrasse a resposta.

Hooke afirmou que já tinha a resposta, mas recusou-se a revelá-la com o pretexto de não querer tirar dos outros a satisfação de encontrarem a solução. Halley, entretanto, ficou obcecado com a ideia de encontrar a resposta, e viajou a Cambridge no ano seguinte para perguntar ao Catedrático de Matemática, Isaac Newton, se o podia ajudar.

Graças a Abraham DeMoivre, um dos confidentes de Newton, ficámos com um registo de um dos encontros mais importantes da história da ciência:

“Em 1684 o doutor Halley veio de visita a Cambridge, (e) depois de algum tempo juntos, o doutor perguntou-lhe como pensava que seria a curva descrita pelos planetas, partindo do princípio que a força de atracção em relação ao Sol era inversamente proporcional ao quadrado da distância entre este e cada planeta.”

Esta era uma referência a uma regra de matemática conhecida como lei do inverso do quadrado da distância, que Halley pensava estar na base da explicação, embora não soubesse exatamente como.

Sir Isaac respondeu de imediato que seria uma elipse. O doutor, espantado e contente ao mesmo tempo, perguntou-lhe como sabia. ‘Ora’, disse, ‘fiz o cálculo’, pelo que o doutor Halley pediu para ver os cálculos sem mais delongas, e Sir Isaac procurou nos seus papéis, mas não conseguiu encontrar.”

Pressionado por Halley, Newton então concordou em refazer os cálculos e apresentar um estudo sobre isso. Fez muito mais do que o prometido. Retirou-se durante dois anos e, ao fim de intensas reflexões e rabiscos frenéticos, acabou por apresentar a sua obra-prima, Philosophia Naturalis Principia Mathematica, ou Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, mais conhecido como Principia, contendo todas as conhecidas leis de Newton e a lei da gravitação universal, a primeira lei de caráter universal a ser produzida pela mente humana.

Isaac Newton tornou-se famoso de um dia para o outro, e Edmond Halley transmitiu sua opinião, partilhada pelos seus contemporâneos (entre eles o matemático Gottfried von Leibiniz): “Nenhum mortal pode se aproximar mais dos deuses”.

OUTRAS DESCOBERTAS

Descobriu também a relação entre a pressão barométrica e a altura acima do nível do mar, mapeou o campo magnético superficial da Terra, predisse de forma precisa as trajetórias dos eclipses solares e apresentou pela primeira vez uma justificativa racional para a existência da aurora boreal: a hipótese da Terra oca. Halley também dedicou uma parte de seu tempo aos assuntos relativos à economia, à engenharia naval e à diplomacia, exercendo papel de destaque na publicação dos Principia, de Isaac Newton.

Também desenvolveu notáveis observações sobre o magnetismo terrestre, demonstrou que as chamadas estrelas fixas têm movimento próprio, embora muito lento, publicou diversos trabalhos matemáticos, colaborou no projeto da construção do
Observatório de Greenwich.

Na atuária e demografia, contribuiu com estudos sobre mortalidade e com a obra
An Estimate of the Degrees of the Mortality of Mankind, de 1693, no qual apresenta a Breslau Table, a primeira tábua de mortalidade construída sob preceitos científicos, com dados de nascimento e mortalidade obtidos na cidade silesiana de Breslau pelo professor alemão Caspar Neumann.

HOMENAGENS

– Cometa Halley – Halley previu o retorno do cometa
– Cratera Halley em Marte
– Cratera Halley na Lua
– Estação Britânica de Pesquisa Halley, Antártica
– Método Halley para a solução numérica de equações matemáticas
– Halley Street em Blackburn, Victoria, Austrália
– Asteroide 2688 Halley

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br