Um belo Espetáculo

Um belo Espetáculo
Universo, 35, Volume 11, (1991) p. 28

 Um belo Espetáculo

“Eram 23h 35m em Barreiros, perto de Florianópolis, do dia 13 de Março de 1989. Eu já havia estimado a magnitude de 10 estrelas variáveis e preparava-me para guardar os instrumentos, quando minha esposa acercou-se do lugar onde eu estava. O céu que no começo da noite estivera meio encoberto, aquela hora estava límpido, transparente, como só estar nas noites outonais em nossa região. Abracei-a, e comecei a mostrar-lhe a beleza do céu a sudoeste. La estava a região da Carina, mais a Oeste o Cão Maior com Sírius brilhando intensamente, Procyon, Alpha Canis Minoris, brilhava mais ao Norte. Foi então que aconteceu o inesperado.
Um belo e brilhante meteoro desceu transversalmente, lento, vagaroso… assemelhava-se a chama de um foguete pirotécnico. Maior e mais brilhante do que Vênus no seu máximo brilho, parecia tão próximo que dava a impressão que cairia perto da gente. Eu já havia visto outro meteoro mais brilhante, porém não tão belo quanto este. Seu radiante localizava-se nas imediações de Adhara (Epsion Canis Majoris), percorre uns 30 graus, aumentando o brilho enquanto diminuia a velocidade.
Depois de ter observado atentamente, durante duas horas, algumas variáveis conhecidas desde alguns anos, e visto este espetáculo maravilhoso coroando minha noitada de trabalho astronômico, fui dormir feliz desejando, ainda, sonhar com estrelas….”

Avelino Alves – Florianópolis/SC – BRASIL

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br