2019

O GEA entrega aos seus Associados o melhor update de Astronomia do mundo: Astronomy Magazine

Fonte: Alfredo Martins

A revista de astronomia mais vendida do mundo oferece a cobertura mais emocionante, visualmente deslumbrante e oportuna dos céus acima. Cada edição mensal inclui reportagens científicas especializadas, fotografia em cores vivas, cobertura completa do céu, dicas de observação pontual, análises informativas de telescópios e muito mais! Tudo isso em um estilo fácil de usar, perfeito para astrônomos de qualquer nível Ela contém colunas sobre observação do céu, astrofotografias enviadas por leitores e artigos sobre astronomia e astrofísica para leitores em geral.

Visitando seu site ( https://www.astronomy.com/magazine ) você pode receber boletins informativos, pesquisas ocasionais e ofertas especiais por e-mail da revista Astronomy. Seu endereço de e-mail é usado para enviar uma confirmação de pedido, dar acesso às suas edições digitais e se comunicar com você sobre sua assinatura.

A revista foi fundada em 27 de maio de 1973 por Stephen Walther, um entusiasta da astronomia de 29 anos que começou o empreendimento vários anos antes como um experimento na faculdade. Seu irmão, David Walther, era um advogado de Milwaukee que apoiou o lançamento da publicação. Steve reuniu uma equipe dinâmica de escritores e editores jovens e entusiasmados, e a primeira edição apareceu em agosto de 1973, com um interferograma salpicado da estrela Betelgeuse na capa.

No ano de 2023 celebrou-se o 50º Aniversário da Astronomy. Com seus espetaculares editores, iniciando com Stephen Walther, seguido por Richard Berry e o atual David J. Eicher, este Magazine encantou os aficionados da astronomia de modo permanente e promete seguir sua maravilhosa jornada. Nas palavras do Editor David:

“A vida da revista Astronomy tem sido uma jornada incrível. Com 50 anos agora em revistas, só podemos nos perguntar sobre o incrível conhecimento e experiências que veremos na astronomia nos próximos 50 anos. A revista tem sido o título de maior circulação no campo por mais de 40 de seus 50 anos. Sei que continuará, relatando as descobertas mais emocionantes e as coisas incríveis para ver no céu, de uma forma única e sem precedentes. E espero que você esteja conosco nesse senso compartilhado de descoberta por muitos anos.”

Para o GEA, ao par dos surpreendentes e espetaculares eventos celestes que se sucederam ao seu nascimento (supernova, brilhantes cometas, eclipses e trânsitos), a Astronomy Magazine foi fundamental para nos tornarmos um verdadeiro e sólido Grupo de Estudos de Astronomia e divulgador público da ciência da astronomia com fundamentação científica e encanto visual.

Ela trazia mensalmente o tripé onde apoiávamos nossas aulas e cursos:

1) O poster central do espetacular “Star Dome” – ali estavam as constelações visíveis no dito mês com os calendários de eventos celestes e fases da lua; este poster era específico para o “ Southern Sky”, uma magnífica cortesia aos astrônomos do Hemisfério Celeste Sul. Acompanhava outro poster utilíssimo trazendo o “Paths of Planets” – o caminho dos Planetas , do Sol e da Lua através da Esfera Celeste.

2) As novidades e fatos relevantes da astronomia, especialmente a grande evolução da Astrofísica, esclarecendo sucessivamente os enigmas do universo. O fabuloso e mítico HST – Hubble Space Telescope – foi nosso farol para o Universo. Tantas e grandiosas descobertas e contribuições à astronomia fazem jus ao seu lugar no Panteão da glória tecnológica para o bem da humanidade. Atualmente o JWST – James Webb Space Telescope assumiu esta posição do mais precioso observatório astronômico espacial.

3) a História Viva da Astronáutica – os anos 60’, 70’ e 80, foram testemunhas da descoberta do Novo Sistema Solar. Espaçonaves e Sondas rasgaram o espaço interplanetário, trazendo os misteriosos e deslumbrantes detalhes da topografia e física de Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter, seguidas pela inesquecível jornada das Voyager 1 e 2 rumo aos gigantes desconhecidos Urano e Netuno. É indizível a emoção de apreciar pela 1ª vez com detalhes as imagens da superfície gasosa destes surpreendentes, belíssimos e distantes planetas. Finalmente, a sonda New Horizon descortinou a topografia e segredos longamente guardados por Plutão, o elusivo astro da borda gelada do Sistema Solar.

É necessário trazer à luz, para consubstanciar a relevância da Astronomy Magazine ao GEA, que a internet no Brasil iniciou sua expansão em 1995 e somente a partir dos anos 2000 teve sua popularização. A combinação de conteúdo da Internet com Datashow para divulgação da astronomia pelo GEA no Planetário foi iniciada em 18 de março de 2005. Igualmente, a internet móvel por smartphones foi ampliada no Brasil em 2007. Vem daí a importância desta publicação nos primeiros 20 anos do GEA.

Neste contexto, nos primeiros 20 anos do GEA, as fontes de informações de astronomia eram principalmente o Anuário de Astronomia e Astronáutica do grande mestre Ronaldo Rogério de Freitas Mourão e livros geralmente adquiridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Paris, New York etc. Portanto, a chegada de uma nova edição mensal da Astronomy Magazine na revistaria JORELI era motivo de grande alegria, prazer e contentamento por seu atualizado e esmerado conteúdo. Este conhecimento era rapidamente repassado ao plenário do GEA através dos tradicionais “Recortes ou Cacos de Astronomia”, apresentados como introdução às palestras da agenda semestral.

Do acervo do autor, 300 (trezentas) edições foram adquiridas e muito serviram ao propósito de apresentar nas sextas-feiras do GEA a melhor atualização da astronomia internacional. Nos últimos anos a assinatura digital substituiu a revista física. Com a colaboração da associada Angela Tresinari, continuamos acompanhando mensalmente suas excelentes reportagens.

Necessário dizer que a “Astronomy Magazine” surgiu da visão de Steve Walther para entregar aos observadores do céu uma publicação leve, informativa e cativante visto já havia nos USA uma publicação desde 1941 – a Sky and Telescope – com forte foco em “trade in astronomy devices”. Mas sem dúvidas ela trazia excelentes conteúdo. Estando disponível em Florianópolis / JORELI, 200 (duzentas) edições foram adquiridas pelo autor para o aprimoramento e deslumbramento do GEA.

Fica então o reconhecimento do GEA para esta conceituada e aclamada publicação de astronomia – Astronomy Magazine – dirigida aos astrônomos amadores, profissionais e público em geral amante das belezas, grandezas, certezas e mistérios do Universo.

MEMÓRIA VISUAL I

Astronomy Magazine

MEMÓRIA VISUAL II

Acervo de Alfredo Martins das Edições da Astronomy Magazine

SAIBA MAIS SOBRE ASTRONOMY MAGAZINE