1965

O Cometa Ikeya-Seki no céu da Ilha de Santa Catarina

O objetivo deste texto e de procurar  resgatar um pouco da  história de um cometa que foi visto por moradores da Ilha de Santa Catarina,  na primeira metade da década de 60, e que  apresentou-se  muito brilhante e de cauda longa e luminosa. Este texto foi apresentado como palestra, no ciclo de palestras abertas do GEA – Grupo de Estudos de Astronomia , em abril de 2007, com o título de “resgatando a história de Um Cometa.

Neste texto serão abordados os seguintes tópicos:
 
·         Introdução
·         Discussão na lista de discussão ‘Urânia Brasil’, composto por cerca de 800  usuários.
·         Entrevista com os moradores que presenciaram a passagem do cometa na Ilha de Santa Catarina.
·         Pesquisa em jornais da época,  “O Estado” e “ Gazeta” de Florianópolis.
·         Pesquisas na INTERNET
·         Conclusão
·         O Cometa Ikea – Seki

INTRODUÇÃO
Na minha infância, sempre tive um grande interesse pelos fatos  astronômicos que aconteciam no céu da Ilha de Santa Catarina. Isto veio ocorrer mais intensamente depois que ganhei meu primeiro binóculo em 1969,  quando completei 12 anos de idade.  Lembro de minha avó, nos ensinando como observar os eclipses do Sol através de uma bacia com água, método já utilizados pelos indígenas americanos. Minha mãe admirava o céu também e sempre estava atenta aos movimentos dos planetas,  me chamando sempre a atenção  quando algum deles mostrava alguma alteração no brilho ou posição. Este interesse de minha mãe pelo céu, fique sabendo mais tarde, que foi passado por Amaro Seixas Neto, que possuía uma caixa postal no antigo “Departamento de Correios e Telégrafos”, onde ela trabalhava entregando correspondências.
 
Quando criança, entre os anos de 1964 e 1966, me lembro de ter visto  um cometa brilhante ao amanhecer, com uma calda de mais ou menos uns 20 graus no horizonte leste. Isto aconteceu no segundo semestre numa manhã daquelas após a passagem de uma frente fria. Lembro  minha mãe nos acordando para ver o tal cometa, que realmente dava um show  no céu da Ilha de Santa Catarina. Este fato astronômico sempre ficou marcado em minha mente e até então nunca procurei me aprofundar no assunto, devido a falta de informações sobre o astro. Agora com advento da INTERNET e em conversas com alguns amigos foi possível discutir o assunto em um grupo maior, possibilitando tirar as primeiras conclusões sobre que astro foi aquele que tanto me  impressionou e não sabia qual era.

DISCUSSÃO NA “LISTA URÂNIA BRASIL”

Pergunta Feita por à Lista | 23/12/2006
“Prezados amigos da lista, estou precisando da ajuda de Vcs, para fazer uma pesquisa sobre um cometa que foi visto no Sul do Brasil entre os anos de 1964 e  1967. Na época lembro-me que ele era visto logo ao amanhecer (magnitude entre -1 e – 2,5) com uma cauda  razoavelmente longa  quando estava no periélio. Para tanto preciso encontrar uma Home Page onde existam dados dos cometas visíveis neste período,  ou algum observador (da minha idade..risos) que também tenha presenciado tal objeto. Lembro-me que ele foi muito discutido aqui em Florianópolis e quero pesquisar algo sobre ele e sua aparição nos jornais locais da época. Agradeço a todos que de alguma maneira possam contribuir para esta pesquisa”
Abraços, Geraldo  
 
1ª Resposta – Roseli Gregio | 24/12/2006
“Astrosaudações!
Olá Mattos, temos a relação de cometas mês a mês, se você lembrasse o mês que em este cometa foi visível, talvez a gente possa encontrá-lo 🙂 Abraços celestes, bons céus e Feliz Natal!”

R.Gregio
 
2ª Resposta – Paulo Cardinali | 24/12/2006
“Olá amigo astronômico…Não presenciei o objeto mas fiz algumas simulações no Starry Night para as coordenadas de Floripa neste intervalo a partir de 1965. Talvez seja mais provável o Helin-Roman pois está com magnitude máxima de 2.50.Mas temos também os seguintes cometas nesse período com as mais diversas magnitudes: Helin-Lawrence; Reinmuth; Machholz; LINEAR (176P) Kowal-Mrkos; Wild (116P); Shoemaker-Holt .  Por falar em cometa o McNaught estará se aproximando do seu periélio em Janeiro agora.”
Abraços.
Paulo Cardinali
23°25’26.60″S 46°26’5.04″W
 
3ª Resposta – Helder Geraldes  | 24/12/2006
“Eu também vi esse cometa, e também nem o ano consigo localizar bem… talvez tenha sido em 1969 ou 70, mas não faço idéia do mês. Também gostaria de saberdados dele, pois foi ele que me despertou todo o interesse pela astronomia observacional. Lembro de ter visto a informação sobre ele no jornal diário respondendo a pergunta dos trabalhadores do cais sobre o que seria e eu na madrugada seguinte vim ao exterior da casa, com meu pai, ver o cometa. Talvez disponibilizando a lista dos  mais brilhantes desses 10 anos, entre 60 e 70, possa ajudar. tenho idéia de ser bem mais brilhante que o Halley, com uma cauda fina, bem mais vistosa.
Bom Natal”
Helder Geraldes  

4ª Resposta  –  Matheus | 25/12/2010
“Olá José Geraldo,
Provavelmente foi o cometa Ikeya-Seki em 1965. Foi um dos maiores cometas do século 20 e chegou a ser visível em plena luz do dia com magnitude entre -10 e -11. Infelizmente eu não tive o privilégio de ver este cometa pois ainda não era nascido.”

Um abraço,
Matheus

5ª Resposta – Zeca | 25/12/2006
“Dêem uma olhada nesta lista de cometas mais brilhantes desde 1935: http://cfa-www.harvard.edu/icq/brightest.html 
Veja esta página: http://cometography.com/past_comets.html Eu também lembro do meu pai acordando a mim e ao meu irmão num feriado de Semana Santa, na casa da praia, para vermos um cometa no alvorecer. Acho que foi por esta época, meados da década de ’60, muito provável que tenha sido o Ikeya-Seki.
http://cometography.com/lcomets/1965s1.html
Boa caçada,
Zeca
 
6ª Resposta – Zeca | 25/12/2006
“Opa! Este cometa Ikeya-Seki foi em outubro, talvez eu tenha me enganado de feriado. O que lembro é que foi um feriadão que passamos
na praia e estava frio. O céu estava num  azul profundo já clareando no horizonte quando vimos o cometa.”

Abraços,
Zeca
 
7ª Resposta – Paulo Cardilai | 27/12/2006
“Olá José.
Veja as dados básicos do C/1965 S1 Para calcular as efemérides completas para o Ikeya-seti clique em :
http://ssd.jpl.nasa.gov/horizons.cgi?CGISESSID=2db15be9ddc2142fbb80ffbb9a4c548a#results E em Generate Ephemeris. Simplesmente o Ikeya-Seki (ou C/1965 S1) não aparece no Starry Night nestas datas. Estou mandando um e-mail para Imaginova do porque disso ou eu estou pisando no tomate em algo…

Abraços e bom 2007 a todos.”
Paulo Cardinali
23°25’26.60″S 46°26’5.04″W
 
8ª Resposta – Paulo Krieser | 29/12/2006
“Olá José Geraldo
Quando minha família morava em Joaçaba SC (portanto antes de Jan/66) houve um cometa muito brilhante, que causou muitos comentários na cidade. Deve ter sido em 63, 64 ou 65, mas eu não o ví. Por outro lado, já residindo em São Leopoldo RS, (portando depois de Jan/66) , minha mãe avisou que havia um cometa de madrugada e me acordou lá pela 5h da manhã para vê-lo. Eu tinha entre 11 e 14 anos (foi em 66 ou 67 ou 68, dificilmente em 69) mas lembro muito vivamente da imagem, na mesma posição onde o Sol nascia, a uns 10-15 graus acima do horizonte (céu ainda escuro), com uma cauda vertical dourada brilhante (oposta à posição do Sol)……
Abraços”
Paulo Krieser

ENTREVISTA COM OS MOARADORES QUE PRESENCIARAM A PASSAGEM DO COMETA NA ILHA DE SANTA CATARINA

O pescador da Barra da Lagoa e o cometa (Montagem)

As pesquisas sobre o cometa na lha de Santa Catarina foi feita  em jornais locais e também foram  tomados alguns  depoimentos pessoas que tinham por hábito observar o céu.  As pessoas entrevistadas foram escolhidas dentro do GEA – Grupo de Estudos de Astronomia, com mais de 50 anos de idade e que já tinham o hábito de observar o céu. Algumas responderam via e-mail,  outras foram entrevistadas verbalmente ou por telefone.

Florianópolis na década de 60

Pergunta Enviada aos Entrevistados
Prezados Amigos
Estou precisando da tua ajuda. Vou fazer uma palestra no dia 20 de abril No GEA,  sobre um cometa que foi visto no Sul do Brasil entre os anos de 1964 e 1967. Na época lembro-me que ele era visto logo ao amanhecer (magnitude entre 1,8 – 2,5) com uma cauda  razoavelmente longa  quando estava próximo ao seu periélio. Para tanto preciso saber se tu  lembra de alguma coisa, ou  algum parente que viu tal astro e tenha qualquer tipo de informação:
– Que horas e data  e local onde que era visto?
– Como era imagem vista?
– O que diziam os observadores?
– Soube de algum relatos de rádios e Jornais da época?
As tuas informações serão comparadas com a dos outros observadores, dados da Web, de listas de discussão e pesquisas em jornais de época. É importante que não troquemos informações entre os membros do GEA sobre o tema, nem mesmo pesquisemos na INTERNET sobre o assunto. Quero somente resgatar as observações dos nativos que viram o cometa. Sem a influência um do outro e da web, vamos fazer um resgate perfeito, livre de resíduos do mundo digital (risos)”
Abraços
Geraldo Mattos
 
1ª Resposta – Alfredo Martins
Alô Geraldo:
vai um pequeno relatório da observação do Cometa Ikea-Seki.
Era madrugada de um fim de semana da primavera de 1965; eu, meu pai e o tio Irineu estávamos saindo da Rua Gal. Bittencourt, centro de Fpolis, para uma pescaria na Praia da Galheta; dei uma olhada para o céu e vi no sentido leste, por cima do Morro da Cruz, um grande facho de luz muito brilhante, branco-azulada; pela intensidade, achei que a fonte da luz estava próxima e associei com os holofotes das fragatas americanas que andavam por aqui nos tempos pós-golpe militar de 1964; 
Na reta das 3 Pontes, Agronômica, ainda noite, vi à esquerda, igualmente no sentido leste, um grande risco de luz pendurado no céu, iniciando +/- 25º de altura e extendendo-se por no mínimo 30º, inclinando levemente para o sul;  naturalmente que identifiquei o objeto como um cometa e fiz uns comentários à respeito;
Ao chegar na Praia Mole, com o dia já clareando, o cometa era perfeitamente visível e alguns pescadores que encontramos também estavam impressionados com àquela visão e fizeram muitas perguntas sobre o que seria este fenômeno completamente desconhecido para eles; no final da tarde ainda teve resgate – “Cumé mesmo u nomi, sinhor?”
Eu mesmo não me dei conta da importância de ter observado acidentalmente o cometa mais brilhante do milênio passado; não lembro de nenhuma repercussão local; somente em 12 de fevereiro de 1985, praticamente 20 anos mais tarde, com a febre da 1ª observação do Halley e o surgimento do GEA, fui resgatar esta memória e buscar as imagens na mídia, confirmando o valioso aforismo – “ A astronomia é uma grande porta para o conhecimento!”
Abraços
Alfredo Martins

2ª Resposta – José Tadeu Pinheiro
“Não tenho registro nesta data de nenhum cometa. Tenho sim do Kuhotek (pronunciava-se assim em português), apresentava uma cauda longa como um facho que praticamente atravessava todo o horizonte visível do céu.
Não dava para ver o núcleo que estava provavelmente abaixo do horizonte, foi numa época de muita chuva, não lembro direito a data, por certo um pouco antes, talvez de 1961.  A informação que era um cometa foi das pessoas mais velhas da comunidade e que durou pouco tempo, coisa de semanas no céu. O horário da visualização era mais ou menos 21:00 h.
Naquela época o povo tinha muito medo de cometas, não gostavam nem de falar no assunto. Susto talvez  do aparecimento do Halley que coincidiu com uma epidemia de raiva que matou praticamente todos os bovinos da região. Muitos cachorros também foram acometidos, inclusive meu pai foi mordido por uma cachorro maluco no dorso da mão, este mesmo cachorro mordeu uma vaca que veio a morrer. Sem tratamento, a não ser com remédios caseiros, meu pai que era um garotinho, não desenvolveu a doença. Isto talvez por ele ter sido mordido no dorso da mão, local de difícil inoculação do vírus e também pelas providências que foram tomadas com a lavagem do local com sabão virgem produzido com as sementes da nogueira.
Pois é amigo, não sei se posso te ajudar. realmente nestas datas eu não me lembro. Conforme tua sugestão, não farei nenhuma pesquisa e a comunicação ficará somente entre nos dois.”
Abraços
Tadeu
 
3ª Resposta – Avelino Alcebíades Alves
“Caro Geraldo, não me recordo a época precisa, mas certa vez um vizinho me chamou para ver um cometa. Era madrugada, o cometa estava  bem visível a olho nu, como um astro de primeira magnitude, com uma cauda de um ou dois graus, voltada para o sul, a uns 10 ou 15 graus acima do morro da Lagoa. Eu morava perto da penitenciaria. Certamente o vizinho devia saber da noticia por rádio ou jornal. Pelo que recordo devia ser entre os anos 60 e 70 .
É isso ai. Se me lembrar de mais alguma coisa, te escrevo.”
Um  abraço Avelino

PESQUISAS NOS JORNAIS LOCAIS
O ambiente ilhéo encontrado junto aos jornais da época era de muita tensão política por parte dos editores que viviam a efervescência da ditadura militar . As notícias  abordavam mais as atividades sociais e o cotidiano da Ilha isto devido a censura feita aos meios de comunicação.  Nos jornais ´também foram encontradas inúmeras notícias sobre a corrida espacial regada pela vigente guerra fria da época que desembocaria em 1969 com o primeiro homem pisando na Lua. Mesmo com toda repressão pregada pelo regime militar, foram encontradas muitas notícias sobre o programa espacial soviético. Sobre cometa de 1965,  foram encontradas algumas matérias sempre respaldadas pelo  saudoso Amaro Seixas Neto, muitas vezes sem muitos detalhes, porém esclareciam satisfatoriamente  as dúvidas do povo ilhéo.

CONCLUSÃO
Analisando as informações  descritas até aqui, não tenho dúvida que o  cometa observado foi o  IKEYA- SEKI em 1965. Nenhum outro astro com tal magnitude possui registro astronômico, com acompanhamento popular em paralelo. O IKEYA- SEKI pode ser considerado o cometa mais brilhante da segunda metade do século XX. Porque um cometa que alcançou tal magnitude foi tão pouco registrado.

A resposta pode estar na capacidade de prever as trajetórias do “sungrazing comet” (cometas suicidas que se projetam contra o Sol) e o rasante que o mesmo daria próximo ao Sol. Na verdade estas informações se restringiam aos grandes centros científicos. Aliado a isto uma mídia quase inexistente,  sob repressão do regime militar, não contribuía muito para informar os habitantes da Ilha de Santa Catarina sobre os fenômenos celestes.

O COMETA IKEYA- SEKI
Cometa Ikeya-Seki, designado formalmente C/1965 S1, 1965 VIII, e 1965f, era a cometa descoberto independentemente perto Kaoru Ikeya e Tsutomu Seki. Observado primeiramente como um objeto telescópico fraco sobre Setembro 18, 1965, os primeiros cálculos de sua órbita sugeriram aquele sobre Outubro 21, passaria apenas 450.000 quilômetros acima do Sol’a superfície de s, e tornar-se-ia provavelmente extremamente brilhante.
 
Os cometas podem defy todas as predições, mas Ikeya-Seki executados como esperados. Como se aproximou periélio os observadores relataram que era claramente visível no céu do dia ao lado do sol. Em Japão, onde alcançou periélio no meio-dia local, era brilhar visto em valor −10[1]. Provou ser um dos cometas os mais brilhantes vistos nos últimos mil anos, e é sabido às vezes como o grande Cometa de 1965.
 
O cometa foi visto para quebrar em três partes imediatamente antes de sua passagem do periélio. As três partes continuaram em órbitas quase idênticas, e o cometa reapareceu no céu da manhã em outubro atrasado, mostrando uma cauda muito brilhante. Por cedo 1966, tinha-se desvanecido da vista enquanto receded no exterior sistema solar.
 
Ikeya-Seki era um membro do Kreutz Sungrazers, que são todos os fragmentos de um cometa grande que quebre acima dentro 1106. Os dois fragmentos os maiores de Ikeya-Seki, etiquetados S1-A e S1-B, retornarão ao sistema solar interno em 877 e 1.056 anos, respectivamente.

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br