1984

O grande Big-Bang, onde tudo começou

Ao falarmos do nascimento do GEA – Grupo de Estudos de Astronomia é importante conhecermos O Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina pois o Grupo só aparece graças ao esforço de seus diretores e colaboradores que muito se empenharam no funcionamento junto a aquela instituição de ensino público. O Planetário da UFSC é um referencial da Astronomia em Santa Catarina. Existe desde 1971 desenvolvendo atividades dirigidas ao ensino e a divulgação da Astronomia e ciências afins. Até o ano de 2008, foi equipado com um projetor da marca Zeiss Jena, modelo ZKP1, fabricado na Alemanha na década de 50, com a função de simular o céu estrelado diurno e noturno visível a vista desarmada.

Bosque do Planetário

Planetário Zeiss Jena – Modelo ZKP1

A partir de 2009, tendo em vista o trabalho desenvolvido e as limitadas instalações frente à demanda pelas atividades, o Planetário recebeu uma significativa modernização e reforma nas instalações. Com recursos provenientes de um projeto encaminhado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC ao FINEP, o aparelho de projeção central foi substituído por um moderno projetor digital para planetários, o modelo Digistar 3 SPII e, com isso, a programação passou por uma completa transformação. As sessões/apresentações que até então eram realizadas geralmente de forma verbal, utilizando como recursos didáticos a projeção do céu, um projetor de slides e um projetor de vídeo, passaram a ser “shows” de imagens, locução e música.

Projetor digital Digistar 3 SPII

Em outubro de 2009 o projetor digital transformou a sala de projeção do Planetário num ambiente de realidade virtual multi-temático. A Astronomia, como espinha dorsal do conhecimento, é o tema central, porém qualquer outro tema pode também ser apresentado.

A História do Grupo de Estudos de Astronomia inicia-se no ano de 1984, quando foi realizada pelo Planetário da Universidade Federal de Cantarina no dia 02 de dezembro de 1984 um evento comemorativo ao dia internacional da astronomia, atividade que é comemorada até hoje por vários Grupos que lidam, principalmente com a astronomia amadora , que aproveitam este dia para chamar mais adeptos e amantes da astronomia para observarem o céu.

Cartaz do Dia da Astronomia | 02 de dezembro de 1984

Este evento foi coordenado por Arildo João de Souza,  então Diretor do Planetário  e por Avelino Alcebíades Alves  membro da UBA, União Brasileira de Astronomia,  que desenvolvia também atividades junto ao planetário da USFC, através de um convênio de extensão Junto a FAPEU – Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária. Arildo na época era aluno do curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, enquanto Avelino era um autodidata em astronomia, uma das pessoas que mais entendia de leitura do céu em Florianópolis.

Arildo João de Souza

Avelino Alcebíades Alves

A divulgação foi muito bem feito, através de cartazes, imprensa local e jornais da cidade, sendo considerada um sucesso, tanto que cerca de 140 pessoas compareceram para participar da palestra sobre o Cometa Halley e para observar o céu no telescópio newtoniano de Avelino Alves.

O tema desta palestra logicamente foram os elementos orbitais do cometa que se aproximava e também as suas  perspectivas para  observação do mesmo na região de Florianópolis, proferida em conjunto com Avelino e Arildo.

Avelino Alves em primeiro plano com alunos | Planetário da UFSC

É importante lembrar que a população de Florianópolis vivia uma expectativa muito grande com  a volta do Cometa Halley, pois os depoimentos de sua última aparição em 1910 realmente fantásticos. Naquele ano a Terra praticamente passou por dentro da calda de poeira do cometa, apresentando um espetáculo fantástico.

Neste momento também é importante ressaltar a importância do Professor Nilton de Oliveira Cunha, Engenheiro Civil titular  da cadeira de geodésica no Departamento de Engenharia Civil da UFSC que posteriormente viria a ser o primeiro Presidente do GEA – Grupo  de Estudos de Astronomia.

Professor Nilton Oliveira Cunha

O Professor Nilton de Oliveira Cunha, desenvolvia sua aulas teóricas junto a cúpula do Planetário e em conjunto com Arildo João de Souza, que posteriormente se graduou em bacharelado em Geografia, foram os grandes idealizadores do GEA – Grupo  de Estudos de Astronomia como um grupo de debates e de divulgação da ciência da astronomia.

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br