2010

Semana GEA 25 anos e Dia da Astronomia

No dia 02 de dezembro de 2010, o GEA – Grupo de Estudos de astronomia completaria 25 anos de sua fundação e foi definido que esta data não passaria em branco e seria comemorada com alguma atividade astronômica. No dia 02 de dezembro também é comemorado o “dia da astronomia”, que também deveria ser lembrado e festejado pelo Grupo e pelo Planetário da UFSC. No Brasil esta comemoração ficou a cargo da RBA – Rede Brasileira de Astronomia e em Santa Catarina pelo Coordenador local da RBA, Alexandre Amorim.  Para se definir o que fazer, foi  realizada uma  reunião administrativa no dia 11 de novembro de 2010 onde estavam presentes o “Staff do GEA” e alguns familiares.

Reunião

Entre várias ideias que foram propostas, surgiu a de se realizar uma semana comemorativa aos 25 anos de fundação do Grupo. Primeiramente imaginava-se uma semana com cinco dias úteis de palestras, observações e sessões de planetário, esta ideia caiu por terra, em virtude do esvaziamento da UFSC,  devido ao fim do calendário escolar. Conclui-se então que o mais adequado seria fazer  dois dias úteis de palestra, incluir a festa comemorativa de encerramento do ano na programação. Da reunião saiu então a  programação da semana dos 25 anos do GEA & do  “Dia da Astronomia” que  ficou assim definida:              

SEMANA GEA  25 ANOS & DIA DA ASTRONOMIA

01/12/2010 | Quarta – Feira
18:00h – Sessão de DIGISTAR – Tânia Maris
19:00h – História da Astronomia – Adolfo Stotz
20:00h – Estrelas, Constelações e Planetas – Alfredo Martins
21:00h – Galáxias – Gustavo La Torre                   

A Sessão de Planetário Digital geralmente ocorrem todas as quartas feiras no horário das 18:00h com um número máximo de 10 pessoas. Neste dia ocorreu com uma quantidade maior de participantes que chegou quase 25 participantes entre crianças e adultos. Estes participantes permaneceram junto ao Anfiteatro do Planetário para assistirem as palestras que tiveram um corúm em torno de  30 pessoas, um excelente público para um quarta feira onde muitos alunos já se encontram em férias da UFSC.                 

02/12/2010 | Quinta – Feira | Dia da Astronomia
19:00h – Astronomia Moderna – Frederico Taves
20:00h – Cosmologia – Antonio Lucena
21:00h – Vida no Universo – Adolfo Stotz                 

Com uma divulgação um pouco maior junto a mídia da UFSC e da cidade, o número de participantes no “Dia da Astronomia” manteve-se dentro do esperado mesmo com uma noite chuvosa e de Universidade esvaziada. No final da palestra proferida por Adolfo Stotz, “Vida no Universo”, foram sorteados brindes tais como: DVD de palestras, Livros  entre outros.             

Anfiteatro no Dia da Astronomia

03/12/2010 | Sexta – Feira
20:00h – Festa de Confraternização de Fim de ano ASDER     

A festa teve início as 19:00h e foi coordenada por Luiz Beltrame Dal Molin e Adolfo Stotz Neto, sendo realizada na ASDER – Associação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Santa Catarina localizada no Bairro Cacupé no Norte da Ilha de  Santa Catarina. Alem do saboroso jantar servido após as 22:00h, foram feitos vários discursos e homenagens aos membros do GEA . Estavam presentes membros do GEA e também seus familiares, entre os que fizeram discurso podemos citar : Adolfo Stotz, Avelino Alcebíades Alves e Alfredo Martins e outros membros presentes.
  

Adolfo Stotz discursando ao lado da Esfera Alinar

Avelino Alcebíades Alves em discurso para os presentes

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br