Ode para Avelino Alcebíades Alves


Ode para Avelino Alcebíades Alves: Por Alfredo Martins / GEA 027

Nascido num tempo e lugar em que a vida muito se assemelhava aos dias de Desterro, cercado de natureza exuberante e apenas o rádio para se saber coisas do mundo, Avelino usou toda sua genialidade nata para desvendar, aproveitar e melhorar o mundo em que vivia em comunidade social.
Desta característica de sábio, não tardou tal qual fez Galileo Galilei, para levantar o olhar ao deslumbrante céu estrelado do hemisfério sul e se maravilhar com o cosmo infinito e eterno para os humanos, que insistia em esconder sua glória e mistérios. Autodidata, escalou uma elevada compreensão sobre as estrelas, alcançando as alturas do reconhecimento internacional.
O privilégio e alegria de compartilhar desta ilustre companhia, saberes e amenidades coube especialmente ao GEA – Grupo de Estudos de Astronomia – do qual foi a pedra fundamental e sócio fundador. Desta profícua convivência por decênios, já agora prestamos os maiores tributos à grandeza deste ser iluminado que se intitulava um legítimo Mané. Urano, de braços abertos, recebe mais um súdito para a imortalidade.

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br