Atividades do Dia Nacional da Astronomia

Informativo Astronômico União Brasileira de Astronomia 
Volume I n° 1  jan/mar 85  p.10-11

Dia da Astronomia – I

…Em Florianópolis, o representante local, Avelino Alves, em conjunto com a diretoria do Planetário da UFSC, organizou um encontro que recebeu bastante divulgação dos veículos de comunicação da cidade. Ao ato compareceram cerca de 150 pessoas. Como a sala reservada só acomodava 50 pessoas, houve necessidade de se fazer três apresentações. Inicialmente o Prof. Nilton Cunha, da cadeira de Geodésia da UFSC, discorreu sobre Coordenadas Celestes. A seguir na cúpula, entre outros atrativos, Avelino Alves falou sobre as constelações, características físicas de algumas estrelas, o percurso no céu em 1985/86 do cometa de Halley etc. Finalmente, foram montados no exterior do prédio dois telescópios de Avelino Alves, sendo um deles construído por ele, para observações celestes. Embora com “assistência” total, pouco se pode fazer, pois o céu estava demasiado coberto por densas nuvens.

p. 14 –  Difusão de Astronomia em Jornais

…Através dos representantes em algumas cidade podemos divulgar alguns eventos que ocorreram em 1984. Como exemplo a Ocultação de Marte pela Lua, ocorrida em 30 de setembro e 1° de outubro. Além de Porto Alegre, através do jornal Zero Hora, esse evento foi noticiado nos jornais A Gazeta e Jornal de Santa Catarina, ambos de Florianópolis…
Aos representantes Avelino Alves, em Florianópolis… queremos externar os nossos agradecimentos pelo excelente trabalho desenvolvido.

p. 15 – Astronomia no Jornal “A Gazeta”

Avelino Alves, representante da UBA em Florianópolis, informa que está escrevendo artigos semanais para este diário de Santa Catarina, abordando temas de Astronomia.
Solicitamos aos leitores deste boletim, também leitores de “A Gazeta”, que enviem cartas ao jornal, emitindo a sua opinião acerca da presença desse tipo de assunto em nossos jornais.

Em uma manifestação mais ampla, propomos que os nossos leitores e associados, façam valer a sua participação, enviando cartas às emissoras de rádio e de televisão, jornais, revistas, etc. para que esses órgão de comunicação passem a incluir em seus noticiários também assuntos de natureza científica, especialmente enfocando novidades que ocorrem no campo da Astronomia e das Ciências Espaciais.

Salientamos que a participação dos leitores é um dos principais fatores que influem na linha de programação dos veículos de comunicação de massa.

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br