Metereologia da Ilha: Os Ventos

Este trabalho é um resumo da palestra que Avelino Alves proferiu no GEA/Fpolis no Iº Semestre de 2002. Abaixo temos as características dos ventos típicos da Ilha de Santa Catarina. As informações resultaram da observação empírica de Avelino Alves ao longo de sua experiência de pescador.
 
NORDESTE:
Quando o dia amanhece com vento noroeste ao longo do dia este vento vai torcendo para nordeste. Avelino acredita que isto se deve as massas de ar quente localizadas a leste da Ilha que seguem a posição do Sol. Por exemplo: ao amanhecer o Sol de encontra a leste (mais a NE ou Se dependendo das estações), de modo que as massas de ar são mais quentes naquela direção. As massas de ar a oeste são mais frias, de modo que há o deslocamento delas para repor o ar quente ascendente. Essa teoria por si só explicaria o deslocamento de ar no sentido Oeste – Leste, mas combinado com o Efeito Coriolis e a rotação da Terra, uma vez estando na Ilha o observador perceberia o vento vindo de Noroeste no início do dia e, conforme o Sol atingiria altura e se poria a Oeste, o deslocamento de ar giraria no sentido anti-horário NW-W-SW-S-SE-E-NE.

Em agosto e setembro (inverno/primavera) o vento nordeste costuma ser forte e durar 3 dias direto. O vento nordeste precede frentes frias, de modo que se começa a ventar do nordeste, cerca de 4 dias depois o tempo esfria. Ainda em agosto o vento nordeste está associado a marés baixa. Já em outubro este vento trás chuva – a chamada carregação de nordeste. Em outras épocas durante o vento nordeste o tempo fica bom, quente, não chove, quase não há rajadas – o que pode ser verificado num coqueiro que sua folhagem mantém a forma. No verão, se há vento nordeste e ocorre uma trovoada com noroeste forte, o nordeste para, cede lugar ao noroeste, mas após terminar a tempestade lá está de volta o bom e velho nordeste. Durante o tempo bom o nordeste é um ótimo vento para velejar.
 
LESTE:
Costuma ocorrer no início do inverno, ou até mesmo em março, como um vento fraco a moderado e sempre associado a chuva. Já a variação Este-Nordeste é tipicamente tempestuoso.

SUDESTE:
Vento calmo. Resultado da corrente de reposição da massa ascendente, por isso ocorre nos equinócios (março/abril e setembro/outubro). Sua presença é sinal de que não há tempestades por perto. Costuma iniciar por volta das 10 as 11 da manhã. No fim do dia torce para Leste e acelera um pouco. Após ventar o sudeste durante o período diurno, de noite acalma tudo, não há turbulência. Pode ocorrer de 1 a 2 dias e quando finda é seguido pelo nordeste.

SUL:
Vento frio, forte, não dura mais do que 24 horas quando vem mais forte. Porém 3 dias antes e depois das marés de sizígia (Lua Nova e Cheia) o vento sul acalma e no vazante da maré ele recrudece. Normalmente quando o tempo é ruim o vento sul sopra forte e limpa o céu. Por outro lado, se o tempo estiver bom, ele também “suja” o céu trazendo nuvens.

SUDOESTE:
Mais raro que o sudeste. Ocorre quando há frente fria estacianária. Se o observador perceberuma formação de nuvens a Sudoeste, normalmente é chuva que vem. Avelino acredita que tal vento é contrário ao Efeito Coriolis.

OESTE:
Para o habitante da Ilha, este vento é o popular terral e suas variações são o Noroeste (mais comum) e o Sudoeste. Normalmente costuma ocorrer à noite.

NOROESTE:
Há duas tipos: o Noroeste de trovoada e o de tempo bom. Normalmente começa já de madrugada, pouco depois da meia-noite, e dura cerca de 24 horas. Esta característica está associada a tempo bom, pelo fato de “esgazear” o céu, deixando-o sem nuvens. Ocorre 1 a 2 vezes por ano e sempre no inverno. É um vento forte e frio. Costuma estragar plantações localizadas nas baías norte e sul, pois agita o mar dessas baías respingando nas folhas, “queimando” as pontas das folhagens. Depois de ventar o noroeste, o vento sul segue. No verão há formação de trovoada no Vale de Biguaçu, de modo que o noroeste trará chuva para a Ilha. Fora isso o noroeste costuma limpar o tempo ruim.

OUTROS FENÔMENOS:
Calada Podre: mormaço, sem vento. É um tempo perigoso porque precede temporal. Estiada do Gado: quando o dia começa com chuva, por volta do meio-dia há uma estiada (pausa), de modo que é o momento certo de recolher o gado do pasto para não tomar chuva à tarde.

Ditos populares:
“Vento sul suja, vento sul limpa”
“Noroeste na costa, Sul por resposta”

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br