Cantinho do Avelino

AVELINO ALCEBÍADES ALVES – PRÓLOGO

Fonte: Alexandre Amorim/NEOA

Este espaço é destinado ao trabalho realizado por Avelino Alcebíades Alves. Avelino reside em Sambaqui, bairro açoriano de Florianópolis, e vem realizando observações astronômicas, principalmente de estrelas variáveis. Para isso ele utiliza um telescópio newtoniano de 200mm construído por ele mesmo. Avelino tem recebido ao longo dos últimos anos o reconhecimento de várias entidades astronômicas tais como:

AAVSO (Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis)
REA (Rede de Astronomia Observacional)
GEA (Grupo de Estudos de Astronomia – Florianópolis)
LIADA (Liga Ibero-Americana de Astronomia)
IHW (International Halley Watch – Programa de Observação do Cometa Halley em 1985-86)

Saiba mais sobre os trabalhos de Avelino Alcebíades Alves:

Outros Trabalhos:

AVELINO ALCEBÍADES ALVES – OBITUÁRIO

Fonte: Alfredo Martins e Alexandre Amorim

ODE PARA AVELINO ALCEBÍADES ALVES

Por Alfredo Martins / GEA 027

Nascido num tempo e lugar em que a vida muito se assemelhava aos dias de Desterro, cercado de natureza exuberante e apenas o rádio para se saber coisas do mundo, Avelino usou toda sua genialidade nata para desvendar, aproveitar e melhorar o mundo em que vivia em comunidade social.

Desta característica de sábio, não tardou tal qual fez Galileo Galilei, para levantar o olhar ao deslumbrante céu estrelado do hemisfério sul e se maravilhar com o cosmo infinito e eterno para os humanos, que insistia em esconder sua glória e mistérios. Autodidata, escalou uma elevada compreensão sobre as estrelas, alcançando as alturas do reconhecimento internacional.

O privilégio e alegria de compartilhar desta ilustre companhia, saberes e amenidades coube especialmente ao GEA – Grupo de Estudos de Astronomia – do qual foi a pedra fundamental e sócio fundador. Desta profícua convivência por decênios, já agora prestamos os maiores tributos à grandeza deste ser iluminado que se intitulava um legítimo Mané. Urano, de braços abertos, recebe mais um súdito para a imortalidade.

Observe! BOLETIM INFORMATIVO DO NEOA – JBS ANO XIV – NÚMERO 6 – JUNHO DE 2023

Por Alexandre Amorim

JUNHO DE 2023 Avelino Alcebíades Alves (1928–2023) – Na manhã da última segunda-feira, 22 de maio, tivemos a triste notícia do falecimento de um dos pioneiros da observação astronômica visual em Santa Catarina: o Sr. Avelino Alves. Nascido em Florianópolis no dia 16 de junho de 1928, somente após sua experiência profissional, por volta dos seus 50 anos, é que ele se interessou plenamente pela Astronomia, atividade que o projetou tanto à nível nacional como internacional. Inicialmente Avelino se associou à UBA (União Brasileira de Astronomia) por volta de 1982. Ainda na década de 1980 ele se associou à LIADA (Liga Ibero-Americana de Astronomia) e escreveu vários artigos para a revista Universo, periódico desta associação. Em 2 de dezembro de 1984, sendo representante da UBA em Santa Catarina, organizou junto com o Planetário da UFSC o Dia Nacional da Astronomia. A partir daí, o então diretor do Planetário da UFSC, Sr. Arildo Souza, e Avelino fundaram o Núcleo de Estudos de Astronomia da UFSC, que em seguida evoluiu no que até hoje é conhecido como GEA (Grupo de Estudos de Astronomia).

Em 2004 recebeu o diploma “Amigo do GEA” como reconhecimento na formação e desenvolvimento do mesmo grupo. Em 1985-86 participou na campanha internacional de observação do Cometa Halley sob orientação da Internacional Halley IWatch, enviando observações deste cometa e obtendo o certificado de participação da entidade. Em 1988 tornou-se membro da REA (Rede de Astronomia Observacional), publicando artigos específicos no boletim “Reporte REA” 1 . Nos dias 12 a 15 de novembro de 1992 participou da V Convención Regional de la LIADA em Montevidéu (Uruguai) onde apresentou uma palestra sobre a estrela binária eclipsante W do Cruzeiro (W Crucis). Nesta ocasião recebeu um certificado de reconhecimento da LIADA pelas observações de alta qualidade no campo das estrelas variáveis. Em 3 de novembro de 1994 participou da campanha observacional do último eclipse total do Sol visível em território catarinense junto com a delegação do GEA e Planetário da UFSC.

Durante a década de 1990 o volume dos registros de estrelas variáveis foi fundamental para alcançar em 1996 a condição de membro da AAVSO (American Association of Variable Stars Observers). Para esta associação Avelino enviou cerca de 8.800 observações visuais. Há de ressaltar a participação em diversas palestras gratuitas e públicas, inclusive em grupos escolares da Grande Florianópolis, construindo e usando maquetes do nosso sistema planetário e doando tais protótipos ao Planetário da UFSC para a continuidade da divulgação da ciência astronômica aos jovens.

Mesmo quando alcançou seus 80 anos, Avelino continuava a observar estrelas variáveis e enviar seus registros à diversas associações, a saber: REA, LIADA, AAVSO, VSNET e AFOEV. Já na primeira edição do Boletim Observe! Avelino marcou presença com a republicação de seus artigos. Seu último registro de estrela variável foi a estimativa de T Pyxidis em 20 de abril de 2011 quando essa estrela estava em outburst depois de 44 anos (Veja Boletim Observe! Maio de 2011).

As duas últimas participações públicas de Avelino Alves em eventos astronômicos foram justamente na 1ª e 6ª edições do Simpósio Catarinense de Astronomia realizadas em Florianópolis. Na primeira edição ele recebeu o Certificado de 10 mil observações visuais (Veja Boletim Observe! Agosto de 2012) e na sexta edição ele foi agraciado com o Prêmio Brazilício (Veja Boletim Observe! Outubro de 2017 e a foto ao lado). Mais recentemente, em julho de 2019, Avelino foi visitado pela equipe da Rede Ômega Centauri que disponibilizou sua última entrevista intitulada “Oficina de Astronomia nº 450 – A Saga de um Pescador de Variáveis”2 . No domingo, 21 de maio de 2023, a menos de um mês de completar 95 anos de vida, Avelino nos deixou3 . (AA)

SAUDADES DE AVELINO:

Tão logo souberam da triste notícia do passamento de nosso observador, diversos colegas expressaram seus sentimentos nessas palavras:

Notícia triste. Grande Avelino: fizemos muitas observações de variáveis juntos. Os céus estão mais brilhantes agora, pois eclodiu uma nova estrela. Descanse em paz, companheiro. Abraços. – Antonio Coêlho (Brasília/DF).

Muito bonita a homenagem ao Avelino no Informe #71 [da Comissão de Cometas/UBA]5 . Entendo que o próximo EBOC poderia ser feito em homenagem e reconhecimento nosso (dos observadores de cometas brasileiros) ao querido Avelino. – José G. de S. Aguiar (Campinas/SP).
My deepest sympathies to you and Avelino’s family and colleagues. Please send your note about Avelino – many thanks. – Elizabeth O. Waagen (AAVSO, Cambridge, EUA).

Enviamos, em meu nome e da professora Neiva, bem como de todos os demais colegas da Rede Omega Centauri, nossos sentimentos de pesar pelo falecimento do Sr. Avelino Alves, extensivos não só para a família dele, mas também a todos os demais colegas e amigos do [GEA e do NEOA-JBS] e à comunidade astronômica catarinense, que acaba de perder um dos seus mais notáveis expoentes. Permanecerá, com toda a certeza, o bom exemplo que ele soube dar ao longo de toda a sua vida. – Luiz Augusto L. da Silva (Tramandaí/RS).

Que triste notícia!!! Meus sentimentos e que Deus conforte o coração dos familiares. – Willian C. Souza (São Paulo/SP) Grande Avelino. Descanse em paz, amigo. Você foi grande e deixou seu legado com grande trabalho e amor em tudo que fez. Vá em paz. Muito obrigado… – Astronomia Brusque.

¡Lamento muchísimo! Gran observador y astronomo. Maravillosa persona. – Alejandro Galli (Montevidéu, Uruguai).

Um grande incentivador da astronomia amadora observacional. Nosso céu tem mais uma estrela. – Luís Antônio S. Machado (Porto Alegre/RS).

Que o legado dele permaneça vivo em todos que com ele conviveram. Grande ser humano! – Gabriel Rodrigues Hickel (Piranguinho/MG).

Acabei de ver que o “Seu” Avelino, de Florianópolis, faleceu, perdemos um grande nome da astronomia catarinense. – Gleici Kelly de Lima (Rio do Sul/SC).

Um dia triste para a astronomia catarinense e brasileira. – Silvino de Souza (Observatório Astronômico de Brusque/SC). Sentimentos a todos/as. Que a memória e contribuição social e científica continuem entre nós. – Diego Maguelniski (Rio do Sul/SC).

Sentimentos a todos os amigos e familiares do Sr. Avelino. – Odirlei Alflen (Observatório Domingos Forlin, Videira/SC).

Meus sentimentos também aos familiares e amigos astrônomos amadores pela perda do Seu Avelino, grande astrônomo amador e divulgador científico. – Alexandre Faustino (Florianópolis/SC).

MEMÓRIA VISUAL

AVELINO ALCEBÍADES ALVES – PRÓLOGO

Fonte: Alexandre Amorim/NEOA.

Este espaço é destinado ao trabalho realizado por Avelino Alcebíades Alves. Avelino reside em Sambaqui, bairro açoriano de Florianópolis, e vem realizando observações astronômicas, principalmente de estrelas variáveis. Para isso ele utiliza um telescópio newtoniano de 200mm construído por ele mesmo. Avelino tem recebido ao longo dos últimos anos o reconhecimento de várias entidades astronômicas tais como:

AAVSO (Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis)
REA (Rede de Astronomia Observacional)
GEA (Grupo de Estudos de Astronomia – Florianópolis)
LIADA (Liga Ibero-Americana de Astronomia)
IHW (International Halley Watch – Programa de Observação do Cometa Halley em 1985-86)

(48) 9 9932 3650

gea.cfh@contato.ufsc.br